
É um novo produto lançado pelo BBVA em Espanha para captar novos clientes digitais. Chama-se PLAN760 e baseia-se numa filosofia simples; quanto mais o utilizador fizer uso da sua conta digital mais o banco o vai remunerar, anunciou a instituição espanhola nesta quarta-feira.
O BBVA diz que o cliente pode ganhar até 760 euros no primeiro ano, de acordo com as transações que faça na sua conta digital. Se domiciliar o ordenado ou a pensão, num valor nunca inferior a 800 euros, o banco remunera até 400 euros/ano (33,33 euros por mês), se o cliente pagar as faturas de água, luz, telecomunicações ou outras via conta digital receberá mais 10 euros por mês (até 120 euros/ano), se ainda utilizar a plataforma de pagamentos Bizum vai ganhar mais 10 euros por mês (120 no final do ano) e se utilizar o cartão de crédito Aqua Debit Card terá mais 10 euros.
A instituição esclarece que não existe nenhum compromisso de fidelização. Se o cliente não fizer qualquer transação durante um ou dois meses, apenas não recebe a remuneração associada a essas transações. Se retomar os pagamentos, é retomada a remuneração paga pelo banco.
Trata-se de uma estratégia agressiva do BBVA para reforçar a sua base de clientela nos suportes digitais no mercado espanhol, fidelizando os consumidores mais novos e todos aqueles que preferem o meio digital para se relacionarem com os bancos. Esta estratégia é partilhada por vários bancos espanhóis e europeus. Por exemplo, o Ibercaja tem a sua conta digital “Vamos” que oferece uma rentabilidade de 5% no primeiro ano, para um saldo máximo de 12 mil euros.
Já o banco dos Países Baixos ING tem a conta digital Plano Amigo onde oferece 250 euros a quem domiciliar o seu ordenado (no mínimo de 700 euros) pelo menos durante seis meses.
As contas digitais da Trade Republic ou Revolut oferecem rentabilidades entre os 2% e os 2,5% para novos clientes, com oferta da utilização da plataforma de pagamentos Bizum.