“As pessoas apenas reagem se receberem informação e acreditarem nela”. É com este princípio que abre o trabalho de Alena Wabitsch da universidade de Oxford que este ano ganhou o prémio de “Melhor Jovem Economista” do Banco Central Europeu (BCE), que foi entregue por Christine Lagarde nesta quarta-feira no encerramento do Fórum do BCE, realizado em Sintra.

O trabalho de Wabitsch com o título “A Mensagem Importa” analisou mais de oito mil tweets, recolhidos entre 2016 e 2022, e construiu um modelo sobre como as políticas, sejam elas económicas, de saúde, ambientais ou outras, podem atingir a máxima eficácia junto do público.

Ao comunicar para o público em geral, é preciso ter em conta que se está a falar para uma audiência muito heterogénea quer em termos de nacionalidade, género ou educação, refere o estudo de Alena Wabitsch, que considera mais eficaz “delegar a mensagem em vários interlocutores quando a audiência tem mais formação e centralizar a emissão dessa mensagem quando essa audiência tem menos formação”.

Na entrega do prémio, a presidente do BCE afirmou: “não me canso de salientar a importância de ouvirmos os jovens economistas, não só porque eles são o garante da nossa reforma, mas porque estamos em presença de muitos governadores e economistas chefe dos bancos centrais”.

A presidente do BCE disse que para o prémio deste ano concorreram 80 trabalhos, e os 10 finalistas, que estiveram presentes em Sintra, atingiram “só por si um feito extraordinário. Todos os 10 finalistas são verdadeiros vencedores”.