Azarenka, atual n.º 16 do 'ranking' mundial, abandonou a partida frente à jovem Fruhvirtova, n.º 279 da hierarquia, no decorrer do segundo 'set', depois de perder o primeiro por 2-6 e quando estava novamente a ser batida por 0-3.
"Não devia ter entrado em campo. As últimas semanas foram demasiado stressantes na minha vida pessoal. O último jogo exigiu muito de mim, mas quis jogar. Queria tentar, mas foi um erro", afirmou, em comunicado, a antigo número um mundial, que já conquistou por três vezes o torneio de Miami.
A tenista, que foi das poucas atletas bielorrussas que condenaram a invasão russa da Ucrânia, bem como o apoio do seu país a Vladimir Putin, explicou que vai agora fazer uma pausa na carreira.
"Espero agora fazer uma pausa e conseguir voltar. Sempre encarei os desafios e a pressão da competição, mas hoje [domingo] foi demais. Tenho e vou aprender com isto", salientou, pedindo desculpa aos adeptos.
Há poucas semanas, Azarenka já tinha começado a chorar a meio de um jogo no torneio de Indian Wells, quando enfrentava a cazaque Elena Rybakina, acabando por ser eliminada da prova, ao ser derrotada por 3-6 e 4-6.
Depois desde episódio, a tenista, que tinha feito uma publicação a condenar o que estava a acontecer na Ucrânia, acabou por apagar as redes sociais.
AJO // MO
Lusa/fim