O Supremo Tribunal Administrativo deferiu o recurso da Sporting SAD no âmbito do processo disciplinar relacionado com as declarações proferidas pelo antigo jogador Carlos Xavier, na Sporting TV, sobre o ex-avançado do FC Porto Mehdi Taremi. Esta decisão anula o castigo do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol que, a 10 de outubro de 2023, sancionou a sociedade desportiva liderada por Frederico Varandas com uma multa de 15.300 euros.

Esta tramitação processual foi originada pelas declarações do internacional português na pele de comentador na Sporting TV. Carlos Xavier acusou o atual avançado do Inter de estar sempre a tentar ludibriar os árbitros. «O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar», afirmou então o antigo atleta leonino, uma declaração que também causou mal-estar entre os dirigentes do clube de Alvalade.

Aliás, Carlos Xavier acabou por pedir desculpas publicamente pelas suas palavras e retirou-se do comentário.

Esta marcha-atrás do antigo jogador, campeão nacional pelos leões em 1981/82, não foi suficiente para o CD da FPF, que acabou por multar a Sporting SAD nos citados 15,300 euros, decisão entretanto ratificada posteriormente pelo Tribunal Arbitral do Desporto, em maio de 2024. Os responsáveis leoninos não se conformaram e apresentaram novo recurso agora para o Supremo Tribunal Administrativo, que deu razão aos leões.