
A Seleção portuguesa de andebol fechou, neste domingo, a fase de qualificação para o Europeu de 2026 com uma vitória por 34-33 sobre Israel, num jogo disputado na Roménia.
Dias depois de ter assegurado o 1.º lugar do grupo 8, a equipa liderada por Paulo Jorge Pereira levou a melhor sobre os israelitas, mas não se livrou de um susto.
Depois de ter estado na frente durante praticamente todo o jogo e de ter entrado nos últimos 10 minutos com uma vantagem de sete golos (31-24), a Seleção lusa sofreu um parcial de 5-0 nos últimos minutos e só um golo nos instantes finais salvou a vitória.
Yoav Lumbroso, ex-Benfica que terminou como melhor marcador (9 golos), empatou o jogo 33-33 já dentro do último minuto, quando Portugal jogava em desvantagem numérica e sem guarda-redes, mas um golo de Zé Luís Ferreira nos últimos segundos valeu o triunfo luso.
Portugal conclui a fase de qualificação com nove pontos, fruto de quatro vitórias, um empate e uma derrota, mais três pontos do que a Polónia, que ficou no 2.º lugar.
O Europeu vai decorrer entre 15 de janeiro e 1 de feveireiro de 2026, na Suécia, Dinamarca e Noruega.