
Gabriel Silva, atleta do Santa Clara, atingiu, ao minuto 95 do duelo frente ao Famalicão, no passado sábado, os 40,3 quilómetros por hora, a melhor marca já registada a nível mundial por um futebolista.
O clube do arquipélago dos Açores anunciou no seu site oficial, no domingo, que o extremo de nacionalidade brasileira ultrapassou os 40 quilómetros por hora num lance em que tentou alcançar, sem sucesso, uma bola afastada pela defensiva açoriana nos instantes finais do último encontro do clube insular.
O clube esclarece que os dados foram apurados por uma tecnologia de GPS utilizada pelo atleta durante o jogo da 33.ª jornada da Primeira Liga, que terminou com a vitória dos açorianos por 2-1.
Gabriel Silva quase tão veloz quanto... Bolt
Até então, a melhor marca pertencia a Sven Botman, defesa-central dos ingleses do Newcastle, que já chegou a atingir os 39, 21 quilómetros por hora.
O Santa Clara destaca que Usain Bolt, mítico velocista e campeão olímpico por diversas vezes, atingiu, durante a carreira, a velocidade máxima de 44 quilómetros por hora.
O jovem atleta de 23 anos, que cumpre a terceira época nos Açores, é um dos jogadores em destaque no conjunto insular e um dos obreiros da boa época que o Santa Clara está a cumprir.
Até ao momento, o jogador formado no Palmeiras leva seis golos e quatro assistências em 36 partidas.