O avançado dos espanhóis do Atlético de Madrid, que tem estado a recuperar de problemas físicos, falhou os três treinos de preparação na Cidade do Futebol, em Oeiras, e para hoje, no palco do encontro de sábado, permanece a dúvida se poderá integrar pela primeira vez os trabalhos com o grupo.

A sessão de treino no relvado do estádio do Slavia de Praga está agendada para as 17:00 (hora de Lisboa), com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas, e será antecedida de conferência de imprensa com a presença do selecionador luso, Fernando Santos, e de um atleta a designar, a partir das 16:15.

O encontro entre checos e lusos, no sábado, tem início marcado para as 19:45 (em Lisboa), na Eden Arena, em Praga, e será arbitrado pelo sérvio Srdjan Jovanovic. Na sexta e última ronda, marcada para terça-feira, Portugal recebe a Espanha, em Braga.

Concluídas quatro jornadas da Liga das Nações, Portugal está no segundo posto do Grupo A2, com sete pontos, após triunfos sobre Suíça (4-0) e República Checa (2-0), ambos em Lisboa, um empate em Sevilha, com a Espanha (1-1), e uma derrota em Genebra, perante os helvéticos (1-0).

A Espanha é quem lidera a 'poule', com oito pontos, enquanto a República Checa é terceira, com quatro, e a Suíça a última, com três.

A formação das 'quinas', vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à 'final four' da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.

Os quatro vencedores dos grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, que inclui meias-finais, final e partida de atribuição do terceiro lugar. A 'final four' da terceira edição da prova será realizada em junho de 2023.

AJC // MO

Lusa/Fim