O Marco, atual 3.º classificado da Série B do Campeonato de Portugal, acusa o Salgueiros de utilização irregular de dois jogadores na 'segunda metade' da partida em que venceu o Cinfães, por 3-2, no passado fim-de-semana, partida que tinha sido interrompida a 26 de janeiro. Já Gil Almeida, presidente dos encarnados, disse a Record que pediram esclarecimento à FPF e os atletas podiam ser utilizados.

Em causa está a participação de Ruca Morgado e de André Dias, que só foram inscritos pelo clube depois da data inicial do Cinfães-Salgueiros, da 16ª jornada. O encontro foi então interrompido ao minuto 25 devido ao mau tempo e retomado a 22 de março. O Marco entende que, segundo os regulamentos, esses dois jogadores não podiam alinhar depois de reinicio do encontro. 

Eduardo Filipe, presidente dos marcuenses, falou-nos sobre esta situação. "Nem vi o jogo, mas enviaram-me um audio do treinador do Cinfães a denunciar a situação, até porque ele não utilizou um jogador nas mesmas condições, inscrito depois da data do início do jogo. Se ele diz que foi informado, acredito que tenha sido pela FPF. Se fosse connosco, em caso de dúvida não utilizariamos esses jogadores", garantiu a Record

"Perante isso, fui conferir na plataforma e confirmei que os jogadores só chegaram ao Salgueiros depois do início do jogo, ou seja, não podiam alinhar. Fiz um pedido de esclarecimento ao Conselho de Disciplina da FPF e já me responderam que vão averiguar. Se o Salgueiros cometeu uma infração, que seja punido. Se não foi assim, então não nos custa aceitar os resultados, mas as regras são para serem cumpridas", anotou, deixando um desejo: "Espero que sejam rápidos a decidir, pois este caso terá de ser clarificado antes do início do playoff, faltam só 3 jornadas."

Do lado do Salgueiros, não há qualquer preocupação em relação a este caso. Gil Almeida, presidente do clube, explicou a Record a situação. "Tratámos de recolher junto da entidade organizadora da competição, a FPF, a informação necessária relativa a esta situação. Se utilizamos os jogadores em causa, é porque nos foi explicado que o podíamos fazer, temos esse esclarecimento por escrito. Por isso, no Salgueiros estamos de consciência tranquila, cumprimos as regras", garantiu o dirigente. 

Segundo o regulamento, em casos de jogos interrompidos, as alterações na ficha de jogo só podem acontecer em situações de lesões ou de saídas de jogadores dos clubes. Segundo apurámos, esse foi o caso verificado. Dois dos jogadores utlizados pelo Salgueiros a 26 de janeiro estão lesionados e, por isso, podiam ser substituídos para os últimos 65 minutos do encontro.

Neste momento, o Leça lidera a Série B, com 55 pontos, o Salgueiros é 2º, com 47 e o Marco segue com 44, tendo vantagem no confronto direto com os encarnados, ou seja, se os salgueiristas fosseem punidos com derrota, os marcuenses saltariamm para o 2º lugar, que dá acesso ao playoff de subida.