
Champions League, oitavos-de-final: quarta-feira, 5 de março de 2025, 20h00
A ANTEVISÃO: ÁGUIAS COLOCAM AS FICHAS PARA TRIUNFAREM DIANTE DE FANTASMA RECENTE
Passados apenas 43 dias desde o último jogo entre Benfica e Barcelona, eis que o destino fez das suas e o sorteio da Champions League ditou novo embate entre as duas equipas, desta vez, para os oitavos-de-final da competição. No Estádio da Luz, no passado 21 de janeiro, águias e blaugrana, protagonizaram um jogo de loucos, com trocas e baldrocas, com o final a sorrir para a turma espanhola (5-4). Esta partida ficou marcada por uma enorme onda de contestação em torno da equipa de arbitragem presente no relvado do Estádio da Luz.
Com os ânimos teoricamente mais calmos, Benfica e Barcelona medem novamente forças. Dizem que o tempo sara feridas, mas existe uma grande vontade, parte a parte, dos dois coletivos causarem estragos: do lado dos espanhóis repetir a façanha, do lado dos portugueses causar desforra.
Num embate de velhos conhecidos este duelo será de elevada importância para adquirir o passaporte para a próxima fase da competição. Os motores estão a começar a aquecer, naquela que será uma partida com grandes emoções, em mais uma noite de magia na mais competitiva liga de clubes do mundo.
10 DADOS RÁPIDOS
- Este será o 11.º embate entre Benfica e Barcelona
- O histórico é favorável aos espanhóis: são quatro vitórias contra apenas duas dos encarnados. O número de empates fixa-se, até ao momento, nos quatro.
- O último embate entre Benfica e Barcelona aconteceu a 21 de janeiro de 2025, com os blaugranas a levarem a melhor (5-4).
- Nessa partida, Pavlidis assinalou um hat-trick. Do lado do Barcelona, Lewandowski, Raphinha e Eric García foram os marcadores dos cinco tentos certeiros.
- Darwin Nuñez é o melhor marcador de sempre em duelos diante da turma catalã (dois golos em duas partidas).
- Benfica e Barcelona chegam a este embate após duas vitórias alcançadas em duelos nacionais.
- Águias procuram alcançar quartos-de-final da Liga dos Campeões pela 21.ª vez da sua história.
- Já o Barcelona coloca as suas intenções em levantar novamente a prova milionária, que foge desde 2014/15.
- A segunda mão da eliminatória será disputada na próxima terça-feira, 11 de março de 2025, no Estadi Olímpic Lluís Companys.
- O árbitro do embate será Felix Zwayer (Alemanha).
JOGADORES A TER EM CONTA

Vangelis Pavlidis – O avançado grego do Benfica tem estado em grande plano nas últimas partidas das águias. Tal como já recordámos neste artigo, o camisola 14 do emblema da Luz, foi o autor de um hat-trick, no último encontro e quererá certamente repetir o feito. Será assim uma ameaça ao setor defensivo dos catalães.

Robert Lewandowski – Bem como os encarnados, também o Barcelona poderá ter na frente o trunfo para causar estragos. O polaco de 36 anos posiciona-se como o melhor marcador da presente temporada do coletivo de Hans-Dieter Flick e quererá colocar o seu nome na ficha de jogo, repetindo o feito alcançado a 21 de janeiro (marcou por duas ocasiões).
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, Akturkoglu, Aursnes, Schjelderup e Vangledis Pavlidis.
Treinador: Bruno Lage
«A questão do favoritismo não é interessante. O que interessa é que acreditamos que podemos seguir em frente».
Barcelona: Szczesny, Jules Koundé, Pau Cubarsí, Ronald Araújo, Pedri, De Jong, Lamine Yamal, Dani Olmo, Raphinha e Robert Lewandowski.
Treinador: Hansi Flick
«Esperamos um adversário muito bom. O Benfica é uma das melhores equipas a jogar em transição na Liga dos Campeões. Tem feito um excelente trabalho, estão confiantes na forma de jogar. Temos de ser muito melhores do que eles, não só na defesa».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-2 Barcelona