O Futuro Incerto da Hyundai no Campeonato Mundial de Rally Revelado!

A possível saída da Hyundai do Campeonato Mundial de Rally (WRC) está a causar alvoroço no mundo do desporto motorizado, uma vez que a participação da marca para além deste ano permanece incerta. Apesar do bem-sucedido programa de fábrica da Hyundai no WRC desde 2014, o futuro da equipa no campeonato está no ar. As especulações são muitas de que o Rally2 poderia tornar-se a classe principal do WRC no próximo ano, caso a Hyundai decida retirar-se no final da temporada.

O chefe da Hyundai, Cyril Abiteboul, lançou luz sobre o dilema da marca, expressando mais otimismo sobre a participação da equipa em 2026 do que em 2027. Preocupações foram levantadas sobre os regulamentos técnicos do WRC de 2027, que visam atrair mais equipas e fabricantes através da implementação de um teto de custos e permitindo uma diversidade de carroçarias.

Abiteboul destacou as preocupações de que os regulamentos não apresentem tecnologia relevante ou que não tornem os carros suficientemente emocionantes para os fãs e fabricantes. Com o promotor do campeonato atualmente a passar por um processo de venda, também existe incerteza sobre a futura promoção do WRC, acrescentando mais uma camada de complexidade ao processo de tomada de decisão da Hyundai.

Apesar dos desafios e incertezas, a Hyundai não descartou a possibilidade de participar no WRC em 2028 ou até mesmo no final de 2027. A equipa está à espera de clareza sobre aspectos cruciais, como o compromisso a longo prazo do promotor e a alinhação dos regulamentos técnicos com o futuro da tecnologia automóvel.

À medida que a Hyundai navega pela intrincada teia de fatores que influenciam o seu futuro no WRC, a comunidade do desporto motorizado aguarda ansiosamente uma resolução que moldará as próximas temporadas do campeonato.