Em Huntington Beach, nos Estados Unidos, Guilherme Ribeiro e Frederico Morais caíram na sexta ronda do quadro de repescagens masculino e Francisca Veselko na quinta eliminatória feminina.

Os três representantes lusos ainda em prova vão disputar as meias-finais do quadro principal - segue-se a final do quadro e a finalíssima frente aos 'sobreviventes' da repescagem.

Teresa Bonvalot, medalha de bronze nos Mundiais de 2021, e Yolanda Hopkins, vice-campeã do mundo no ano passado, que na quarta ronda foram segundas nas respetivas baterias, com 6,67 e 13,47 pontos, vão enfrentar-se no primeiro 'heat' da quinta ronda, juntamente com a australiana Sally Fitzgibbons, a detentora do título dos Jogos Mundiais, e a peruana Daniella Rosas.

Também Guilherme Fonseca avançou na prova com o segundo lugar na sua bateria, com 12,07 pontos, sendo apenas batido pelo japonês Kanoa Igarashi, vice-campeão olímpico em Tóquio2020, que somou 13,87.

O surfista de Peniche, de 25 anos, vai disputar o acesso à final do quadro principal frente ao peruano Lucca Mesinas e ao norte-americano Kolohe Andino.

Pelo caminho ficaram Guilherme Ribeiro e Frederico Morais, que não foram além dos terceiros e últimos lugares nas respetivas baterias da sexta eliminatória das repescagens, com pontuações de 8,86 e 11,3.

Nas repescagens femininas, 'Kika' Veselko ainda superou a quinta ronda, com o segundo lugar na bateria, com 10,83 pontos, mas caiu na sexta, com 8,77, atrás da espanhola Nadia Erostarbe (9,9) e da francesa Vahiné Fierro (9,83), concluindo a competição entre as 17.ªs classificadas.

Portugal luta pelo primeiro título mundial nos Jogos Mundiais de Surf da ISA e pelas primeiras duas vagas olímpicas, na competição que decorre na Califórnia até sábado.

JP // VR

Lusa/Fim

A dose certa de informação. Sem contraindicações.

Subscreva a newsletter Dose Diária.

Esteja em cima do acontecimento.

Ative as notificações do SAPO.

Damos tudo por tudo, para que não lhe falte nada de nada!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #portalSAPO nas suas publicações.