
Em uma reviravolta chocante, o projeto SF-25 da Ferrari está sob escrutínio, com a culpa sendo atribuída diretamente ao ex-diretor técnico, Enrico Cardile. O diretor da equipa, Frédéric Vasseur, apontou o dedo a Cardile por 90% das falhas do projeto, deixando os fãs e o pessoal da Ferrari desiludidos.
O projeto SF-25, que não conseguiu corresponder às altas expectativas criadas, especialmente com a chegada de Lewis Hamilton, deixou a equipa Scuderia Ferrari com um enorme déficit de 140 pontos em relação à McLaren. No entanto, Vasseur veio em defesa dos envolvidos no desenvolvimento do projeto, enquanto simultaneamente responsabilizava Cardile pelo início tumultuado da temporada.
O novo diretor técnico, Loïc Serra, assumiu apenas em outubro de 2024, bem depois de a maioria do trabalho no SF-25 ter sido concluída sob a orientação de Cardile. Vasseur enfatizou: “Quando Enrico (Cardile) deixou a equipa, estávamos apenas abaixo desse percentual.” Embora não tenha especificado os números exatos, Vasseur explicou que o foco inicial de qualquer projeto é estabelecer as bases fundamentais antes de se aprofundar nos detalhes, uma vez que os problemas muitas vezes se escondem nos pormenores.
O intrincado processo de concepção de um carro de Fórmula 1 envolve uma atenção meticulosa a cada componente, desde a distribuição até o posicionamento das rodas e o conceito geral. A recusa de Vasseur em atribuir percentagens fixas à conclusão do carro sublinha a complexidade do empreendimento, advertindo contra interpretações enganosas.
Enquanto a Ferrari lida com as consequências de um projeto SF-25 decepcionante, questões pairam sobre a futura direção da equipa e as repercussões da alegada contribuição de 90% de Cardile para os contratempos enfrentados. Em meio ao caos, a defesa firme de Vasseur dos esforços da equipa oferece uma luz de esperança para os fãs da Ferrari em todo o mundo.