Formula 1’s Imola Grand Prix Qualifying Interrompida Novamente Após Grande Acidente por Franco Colapinto

Num outro momento de cortar a respiração no Grande Prémio de Imola, o piloto da Alpine, Franco Colapinto, fez com que a sessão de qualificação fosse interrompida pela segunda vez. O piloto novato, que está a fazer a sua estreia pela Alpine esta temporada, perdeu o controlo do seu carro na saída de Tamburello durante a sua última volta rápida em Q1. O erro de Colapinto levou-o a rodar para a armadilha de gravilha antes de colidir de frente com as barreiras, felizmente a uma velocidade reduzida. Apesar da gravidade do acidente, Colapinto conseguiu sinalizar à sua equipa que estava ileso antes de sair do carro.

Este incidente marcou o segundo grande acidente em Q1, com Yuki Tsunoda da Red Bull a sofrer um violento acidente na chicane Villeneuve pouco antes. O carro de Tsunoda embateu nas barreiras de pneus, fazendo-o rolar, embora o piloto japonês tenha saído dos destroços ileso.

Colapinto, que tinha qualificado em 14ª posição antes do acidente, deverá receber uma penalização na grelha por ter sido libertado na pista de boxes prematuramente durante o período inicial da bandeira vermelha. Uma infração semelhante no Bahrein resultou em penalizações na grelha para os pilotos da Mercedes, George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Como consequência do acidente de Colapinto, Liam Lawson não conseguiu completar a sua última volta rápida, relegando-o para o 16º lugar na grelha.

O incidente também afetou outros pilotos, incluindo Nico Hulkenberg da Sauber e a dupla da Haas, Esteban Ocon e Oliver Bearman, que foram todos eliminados da qualificação. Bearman, em particular, acreditava que tinha terminado a sua última volta antes da bandeira vermelha ser exibida. Apesar das esperanças iniciais de que o seu tempo de volta fosse restituído, a direção de corrida decidiu, em última análise, contra isso.

Franco Colapinto entrou para substituir Jack Doohan na Alpine para o fim de semana, fazendo a transição para a equipa de Enstone após uma breve passagem pela Williams em 2024. O início do Q2 teve de ser adiado devido a reparações necessárias nas barreiras de pneus em Tamburello após os dramáticos acidentes no Q1.