
A equipa masculina do Benfica ascendeu à medalha de prata na Taça das Clubes Campeões Europeus de corta-mato de 2024, nas Açoteias, após a desclassificação de um atleta dos franceses do Pays Fontainebleau, informou, esta quarta-feira, a federação de atletismo, um dia após o SC Braga também ter ficado a saber que a sua equipa feminina passaria a ser campeã da Europa no mesmo evento.
«Na prova masculina, o Benfica – com Edward Pingua (4.º), Etson Barros (11.º), Samuel Barata (15.º) e André Pereira (17.º) – sobe do 3.º para o 2.º lugar, no seguimento da suspensão do atleta francês Mehdi Frére (6.º classificado individual), do Pays Fontainebleau, que desce da 2.ª para a 6.ª posição» coletiva, explicou a FPA. No Algarve, os encarnados haviam somado 30 pontos, que os deixaram atrás do campeão, os espanhóis do Playas de Castellón (16 pts), e dos gauleses do Pays Fontainebleau (inicialmente com 21).
Cenário que deixa as águias com três vice-títulos no palmarés, numa competição em que o Sporting, também presente nas Açoteias e que competiu com Vincent Rono, Ruben Amaral e Miguel Marques, sobe ao 4.º lugar.
No caso do SC Braga, a conquista do ouro, que juntou ao ganho já na edição de 2025, aconteceu devido à anulação dos resultados das turcas do Batman Petrol, devido a infração por doping da recordista da maratona turca Sultan Haydar.
Decisão que surge no seguimento da Unidade para a Integridade no Atletismo (AIU) ter suspendido Haydar por dois anos, a partir de 31 de janeiro de 2024, anulando os resultados posteriores a essa data, entre os quais o 2.º lugar na TCCE que foi disputada em 21 de fevereiro de 2024, em Albufeira, no Algarve, privando assim o Batman Petrol do ouro.
As novas contas finais da prova colocam a formação minhota - com Asmarech Yeshaneh, Mariana Machado, Vanessa Carvalho e Solange Jesus - no 1.º lugar.
As bracarenses passam a contabilizar nove vitórias coletivas europeias de corta-mato: 1987, 1988, 1989, 1990, 1991,1992, 1993, 2024 e 2025.