
Há um novo rei da Serra da Estrela e é francês! Alexis Guérin (Anicolor) venceu a 7ª edição doGrande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela e sucedeu ao companheiro de equipa Artem Nych, que tinha triunfado nas duas edições anteriores e desta vez fechou o pódio.
A cumprir a 1ª temporada no pelotão nacional, Guérin, de 32 anos, estreou-se assim a ganhar pelas cores da Anicolor, depois de ter feito 3º na Volta às Astúrias e 9º na Volta ao Alentejo.
Nas duas primeiras etapas doGPBeiras e Serra da Estrela, as vitórias foram para ciclistas de equipas do país vizinho - GuillermoSilva (Caja Rural) em Penamacor e Jordi López (Euskaltel) em Celorico da Beira - e as decisões estavam guardadas para domingo, numa tirada de sobe e desce que incluía a passagem pelo alto da Torre.
O pelotão saiu de Pinhel para 184,4 quilómetros e enfrentou a subida ao ponto mais alto de Portugal continental pela Covilhã e, depois de ser anulada uma fuga que contou com 9 elementos, Alexis Guérin, Artem Nych e o colombiano Jesús Peña (Tavira) atacaram na fase inicial da ascensão e isolaram-se, percebendo-se logo aí que Guillermo Silva iria perder a camisola amarela e que a vitória final passaria pelo trio em fuga. Nych acabou por não aguentar o ritmo do companheiro e de Peña, dupla que resistiu até ao alto da Torre e na descida para chegar à meta instalada em Seia pronta a discutir a vitória. Aí, o corredor gaulês da Anicolor foi mais forte e cruzou a meta dois segundos antes de Peña, 2º da etapa e da geral final. Artem Nych foi 3º (1 minuto e 25 segundos depois de Guérin) e fechou no mesmo posto da geral final.
Quanto aos corredores portugueses, JoaquimSilva (Efapel) foi o melhor na etapa da Torre (16º) e também na geral(13º).
Nas restantes classificações, Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu a Montanha, Francisco Pereira (Feirense) as Metas Volantes e Ibai Azanza (Kern Pharma) foi o melhor jovem. O Prémio Energético, para o corredor com mais quilómetros em fuga, foi atribuído a Unai Aznar (Kern Pharma) e a Euskaltel-Euskadi venceu por equipas.
Depois de dar a segunda vitória da época à Anicolor e de se estrear a vencer pela equipa de Águeda, Alexis Guérin assumiu: "Estou realmente feliz por coroar o que fizemos com a vitória na etapa, foi incrível!"
O corredor francês frisou a importância do coletivo para o triunfo. "Foi uma corrida muito importante para nós. Desde o início o objetivo estava claro: vencer a classificação geral. Competimos como uma verdadeira equipa, unidos e solidários. Essa foi a nossa força durante a corrida", disse, com emoção à mistura. "Quero agradecer a toda a equipa e ao nosso staff, porque todos desempenharam um papel fundamental para tornar esta vitória possível", acrescentou o novo rei da Estrela.
"Foi uma corrida muito importante para nós. Desde o início o objetivo estava claro: vencer a classificação geral"
Alexis Guérin
Ciclista