
Lewis Hamilton Critica a “Loteria” dos Travões da Ferrari na Temporada de F1 de 2025
Num desabafo incendiário, Lewis Hamilton criticou o sistema de travagem da Ferrari de 2025, rotulando-o de “loteria” enquanto luta para se adaptar aos travões Brembo da equipa. O campeão do mundo por sete vezes expressou a sua frustração durante o Grande Prémio da Emília-Romanha, destacando os desafios contínuos que enfrenta desde a sua mudança da Mercedes para a Ferrari.
Apesar de ter mostrado potencial durante a Livre Prática 1 em Imola, onde Hamilton se sentiu satisfeito com o desempenho do carro, a situação deu uma volta brusca na Livre Prática 2. Hamilton encontrou problemas inesperados com os travões, levando a uma queda significativa na confiança e no desempenho. O piloto britânico expressou o seu desagrado, afirmando: “A menor mudança que fizemos este ano. Tivemos alguns problemas com os travões que fizeram uma diferença enorme, por isso foi uma luta com isso.”
A transição do sistema de travagem Carbon Industrie da Mercedes para os componentes Brembo da Ferrari tem sido tudo menos suave para Hamilton. O piloto renomado enfatizou a sua luta com a imprevisibilidade dos travões de um conjunto para outro, destacando um desafio consistente ao longo da temporada. Hamilton sublinhou: “É uma loteria. Nós lançamos os dados, e colocas um [conjunto de travões] e funciona, e colocas outro e não funciona.”
Enquanto Hamilton visa desafiar os líderes em Imola, a pressão está sobre a Ferrari para resolver rapidamente estas inconsistências nos travões. Com as exigências do circuito em relação à travagem tardia e à tração, resolver estes problemas é crucial para o desempenho de Hamilton tanto na qualificação como no dia da corrida.
Apesar dos contratempos, Hamilton mantém-se otimista quanto à busca por uma solução, especialmente com mais tempo de pista disponível durante a sessão FP3 de sábado antes da intensa sessão de qualificação. O foco agora está na Ferrari para corrigir o dilema da “loteria” dos travões que aflige a temporada de F1 de 2025 de Hamilton.