Na próxima sexta-feira, 23 de maio, expira o prazo para a KTM AG pagar aos credores 600 milhões de euros. Os mercados parecem estar otimistas quanto às chances de evitar definitivamente a falência.

Segundo o site GPOne.com, na última semana houve um disparo no preço das ações da Pierer Mobility AG, que passou dos 10 por cento em alguns dias – um sinal de que será possível cumprir o prazo essencial.

Tudo indica que empresas de investimento da Blackrock, Apollo, Fortress, King Street e Oak Hill irão financiar, cada uma, com 125 milhões de euros – o que irá salvar o futuro da KTM AG.

Entretanto, a produção retomou a meio de março, mas ainda está muito longe do seu potencial total – graças ao pagamento de 150 milhões de euros por parte da Bajaj Auto, acionista da empresa.

Os rumores dão conta de vários interessados em assumir a KTM, incluindo o BRP Group que adquiriu recentemente uma fábrica na Áustria; e Stephan Zöchling, diretor-executivo e coproprietário da fabricante de escapes Remus.

O pagamento destes 600 milhões de euros aos credores é o segundo passo do plano de insolvência aprovado no fim de fevereiro, sendo o prazo de 23 de maio rígido e sem alterações possíveis. Caso não seja cumprido, cessará o processo de reestruturação, começando o processo de falência.