
Começaram esta terça-feira a ser contados os votos dos círculos da emigração. A contagem arrancou às 09:00 na Feira Industrial de Lisboa e o apuramento final deverá ficar concluído na quarta-feira, dia 28.
Até à passada sexta-feira tinham chegado a Portugal quase 300 mil boletins de voto. Foram enviados para fora quase 1,5 milhões de boletins, mas, à SIC, o porta-voz da CNE André Wermans explica que esta diferença pode dever-se a muitos eleitores que decidiram não votar.
Acrescenta que há conhecimento de situações em que a documentação não chegou, mas garante tratarem-se de casos pontuais.
São estes votos que vão decidir qual o partido que fica em segundo lugar nestas eleições: PS ou Chega, ambos com 58 deputados eleitos.
No ano passado, o Chega conseguiu eleger dois dos quatro deputados em disputa pelos círculos da Europa e Fora da Europa.
Na FIL estão montadas 150 com um total de 1.050 pessoas a contar os votos.
Marcelo volta a receber PSD, PS e Chega na quinta-feira
Depois de contados todos os votos, o Presidente da República volta a receber na quinta-feira os três maiores partidos. As audiências estão agendadas para as 15:00, 16:00 e 17:00 e Marcelo Rebelo de Sousa que quer indigitar o primeiro-ministro, se possível, logo nesse dia.
"Vou ouvir primeiro os três partidos. Se eu tiver condições para logo nesse dia fazer sair uma nota de indigitação, faço", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas, à saída do Convento do Beato, em Lisboa, na segunda-feira.
Questionado se tenciona receber José Luís Carneiro, candidato a secretário-geral do PS, o chefe de Estado respondeu: "Eu vou falar com a delegação que vier do PS, quem escolhe são eles".