As vendas da Tesla continuam a sofrer uma forte pressão a nível global tendo em conta as posições políticas de Elon Musk, o CEO da empresa norte-americana de veículos elétricos.

Segundo avança a “Reuters”, as vendas da Tesla registaram em abril uma forte queda na Europa, com a Suécia a registar uma queda das vendas em 80,7%, face relação ao mesmo mês de 2024, o ano passado, atingindo os níveis mais baixos desde outubro de 2022.

Além disso, as vendas nos Países Baixos em abril caíram 73,8%, na Dinamarca, 67,2%, na França, 59,4% e em Portugal, 33%. Já na Noruega, mercado onde a Tesla tem sido particularmente dominante beneficiando para isso de políticas de apoio à compra de veículos 100% elétricos, as vendas caíram em abril mais de 55% em relação ao mês anterior e 31% em relação ao mesmo mês de 2024.

Recorde-se que na Noruega, os veículos totalmente elétricos representarem 97% de todas as vendas de automóveis no mês de abril.

Para além disso, na Grã-Bretanha, as vendas de veículos novos da Tesla recuaram uns impressionantes 62% em abril, face ao mesmo mês do ano passado, o que representa o valor mais baixo dos dois últimos anos.

A marca de Elon Musk vendeu apenas 536 veículos na Grâ-Bretanha em abril, abaixo dos 1.404 no mesmo mês de 2024, resultando numa participação no mercado de veículos elétricos no acumulado do ano de 9,3%.

Segundo a Reuters, embora as vendas de carros totalmente elétricos tenham aumentado 28% em “grande parte da Europa” no primeiro trimestre, as vendas da Tesla caíram 37,2%.