Em informação avançada hoje à agência Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) explicou que o incidente ocorreu pelas 21:00, após os moradores se terem apercebido da presença policial.

"Os cidadãos não receberam da melhor maneira os agentes, porque dirigiram pedras, petardos e garrafas com ácido muriático [ou ácido clorídrico] contra os elementos policiais que lá estavam", adiantou fonte do Cometlis.

Sem conseguir quantificar o número de polícias no local, a fonte disse que, no bairro, estavam "algumas equipas" e "houve necessidade de pedir reforço, por causa da hostilidade por parte dos cidadãos".

De acordo com a PSP, ainda estão a ser levadas a cabo diligências, frisando que, até ao momento, não foi identificada ou detida qualquer pessoa.

A polícia recordou ainda que não há feridos registar -- nem civis, nem policiais --, havendo apenas alguns danos materiais em viaturas policiais.

Pelas 01:00 do mesmo dia, a PSP deteve três homens de 24, 26 e 50 anos, pelos crimes de agressão a agente de autoridade, resistência e coação e injurias.

Segundo fonte do Cometlis, os polícias foram "mal recebidos" pelos moradores do bairro, após uma denúncia de que se encontrava um homem a gritar na via pública.

"O senhor foi bastante agressivo para os elementos policiais e acabou mesmo por agredir um polícia", referiu a PSP, acrescentando que, quando o homem foi imobilizado, os familiares e outros moradores do bairro cercaram a patrulha.

De acordo com a PSP, acabou por haver uma "contenda" entre a polícia e os cidadãos.

"Houve necessidade de chamar reforços. Há dois elementos policiais que acabaram por ser agredidos. No total desta ocorrência, temos três detidos por resistência e coação, ameaças de morte. Serão todos da mesma família", ressalvou o Cometlis.

JML // MLS

Lusa/Fim