
Nasceu a 2 de julho de 1962 em Torres Novas. Os pais tinham uma papelaria-livraria, um privilégio que o permitiu passar horas sem fim a ler.
O fascínio pelo conhecimento levou-o ao curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, onde hoje é professor catedrático e reitor.
Tem projetos de investigação que resultaram em patentes a nível nacional e internacional, foi editor em publicações de engenharia e matemática, autor e coautor de trabalhos em publicações científicas internacionais e é um dos investigadores mais citados na sua área.
Paulo Jorge Ferreira é o atual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Não tem dúvidas de que as universidades portuguesas têm contribuído para a transformação do país e de que são muito melhores do que os portugueses pensam.
Ouça aqui o novo episódio do Geração 60, conduzido por Conceição Lino.
Conceição Lino nasceu em meados dos anos 60, em 4 de junho de 1965. Nunca quis ser jornalista nem imaginou que iria fazer parte do lançamento do primeiro canal privado de televisão em Portugal.
Na SIC, começou na informação diária, mas rapidamente percebeu que o seu caminho teria de passar por um jornalismo de proximidade e de promoção da cidadania. Nesse âmbito, conduziu o programa "Praça Pública", a seguir "Casos de Polícia" e mais tarde criou e apresentou formatos como "Nós por Cá", "E Se Fosse Consigo?", "15/25"ou o mais recente "Essencial".
Conceição acredita que o jornalismo tem um papel insubstituível e só é relevante se estiver ao serviço das pessoas.
Costuma dizer que só tem pena do que ainda não teve oportunidade de fazer. A sua estreia no formato podcast acontece agora, com o Geração 60. Todas as semanas até ao Verão vamos publicar uma série de conversas com personalidades desta geração. O primeiro episódio sai na próxima segunda-feira, 3 de março.
O podcast Geração 60 tem o apoio da KPMG, uma das maiores empresas na área de auditoria, fiscalidade e consultoria, a operar em Portugal há precisamente 60 anos.