A comercialização de brinquedos para crianças não é uma invenção moderna e já existia na Síria há 4500 anos, adiantou uma investigadora do Museu Nacional da Dinamarca, após a descoberta de 19 chocalhos.

"Se quisesse entreter o seu filho, podia dar-lhe uma colher de pau ou uma pedra", referiu à agência France-Presse (AFP) Mette Marie Hald, coautora do estudo que detalha a descoberta, publicado na revista científica "Childhood in the Past".

Mas, mesmo nessa época, os menos habilidosos tinham uma escolha.

"Já há 4500 anos, os pais iam ao mercado e compravam brinquedos feitos profissionalmente", explicou.

Investigadores descobriram acidentalmente pedaços de 19 chocalhos de barro feitos em Hama, na Síria, que datam da Idade do Bronze, nas coleções do Museu Nacional da Dinamarca. É a maior coleção do género.

"Do lado dos fragmentos, vemos que as inclusões no barro são exatamente as mesmas que se encontram nos potes comuns, potes feitos por profissionais", detalhou a investigadora.

Segundo Mette Marie Hald, a qualidade dos chocalhos exclui a produção amadora dos próprios pais.

A investigadora espera que o estudo permita aos profissionais observar as peças de barro mais de perto, porque outros objetos podem ser brinquedos, como certas estatuetas.

"São muitas vezes considerados figuras de culto colocadas num templo (...) mas questionamo-nos se são brinquedos feitos para crianças, porque há muita variedade e parecem muito engraçados", realçou.

Na sua maioria desenterrados sob a forma de fragmentos, os brinquedos, fragmentados, são difíceis de reconhecer.

Os investigadores desenvolveram um guia de identificação concebido especificamente para localizar chocalhos.

Com LUSA