A Nissan Motor anunciou esta sexta-feira que abandonou o plano de construir uma fábrica para baterias de veículos elétricos na região Kyushu, que implicaria um investimento previsto de US$1.1 mil milhões.

O terceiro maior construtor automóvel do Japão havia anunciado em janeiro o plano para construção de uma fábrica de baterias de fosfato de lítio e ferro na cidade de Kitakyushu (Fukuoka) que criaria cerca de 500 empregos.

A Nissan está a tomar ações imediatas, explorando todas as opções para recuperar seu desempenho”, disse a marca japonesa numa declaração sobre a decisão, indicando uma determinação da Nissan de reduzir suas ambições no mercado doméstico.

Segundo avança o jornal japonês “Nikkei” o governo nipónico tinha destinado um apoio ao projeto, que desta forma não vai avançar. A nova fábrica estava previsto dar início à produção em julho de 2028 e teria uma capacidade de produção anual de 5 gigawatts-hora (GWh).

Recorde-se que a Nissan anunciou no final de 2024 um plano de redução de custos que passa cortar nove mil postos de trabalho em todo o mundo e reduzir a capacidade de produção em 20%.