
O programa virtual gratuito e aberto vai decorrer de 26 de março a 04 de abril, organizado a partir de Cambridge, no Reino Unido, e juntar 30 palestrantes ligados a ações de conservação em todo o mundo.
O festival vai exibir o filme A Nossa Gorongosa no sábado, dia 27, centrado em Dominique Gonçalves, uma jovem moçambicana, ecologista de elefantes.
Dominique partilha a história de como o Parque Nacional da Gorongosa pretende ser um novo modelo para a conservação de fauna bravia e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento comunitário, em especial, educar raparigas e capacitar mulheres.
Depois de décadas de abandono, devido à guerra civil moçambicana que terminou em 1992, Greg Carr, filantropo norte-americano, estabeleceu um acordo com o Governo moçambicano para restaurar o parque e as suas espécies.
O PNG é hoje uma das principais áreas de conservação no país e está igualmente a afirmar-se como um polo de investigação, atraindo cientistas de várias partes do mundo.
Localizado na província de Sofala, tem cerca de quatro mil quilómetros quadrados e apresenta-se como "o principal parque nacional de vida selvagem de Moçambique", localizado na extremidade sul do Vale do Rift do leste africano.
LFO // EJ
Lusa/Fim