
A Mazda Motor Corporation anunciou esta segunda-feira os resultados financeiros e de vendas anuais, revelando que as vendas globais atingiram 1.303.000 veículos durante o período de doze meses encerrado em 31 de março de 2025, o que representa um aumento anual de 5%.
Refletindo o foco crescente na recuperação de vendas, redução de custos e melhoria do lucro variável, o desempenho de vendas da Mazda gerou vendas líquidas de ¥ 5.018,9 bilhões (€ 30,6 mil milhões), um aumento de 4% em relação ao ano anterior, resultando em um lucro operacional anual positivo de ¥ 186,1 bilhões (€ 1,1 mil milhões) e um lucro líquido de ¥ 114,1 bilhões (€ 697 milhões).
A América do Norte continua a ser o mercado mais importante para a Mazda, tendo registado no período em analise vendas recordes de 617.000 unidades no ano fiscal, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, liderado pelos Estados Unidos, onde 435.000 unidades foram vendidas, um aumento de 16% em relação ao ano fiscal anterior, impulsionado principalmente pelo sucesso contínuo do Mazda CX-50.
No mercado doméstico da Mazda, o Japão, foram vendidas 152.000 unidades em todo o ano fiscal, enquanto na China as vendas da Mazda alcançaram 74.000 unidades. No entanto, espera-se que o recente lançamento do Mazda EZ-6, juntamente com o lançamento do novo SUV crossover totalmente elétrico Mazda EZ-60 até o final de 2025, impulsione o aumento da procura naquele que é o maior mercado automóvel a nível global.
Na Europa, as vendas permaneceram estáveis com 174.000 unidades comercializadas, e espera-se que o impulso aumente com o lançamento do novíssimo Mazda6e.
Nota positiva para o mercado do Reino Unido, um dos maiores mercados europeus, com 32.000 unidades foram vendidas, um aumento de 9%, enquanto a Alemanha atingiu 44.000 unidades.
A Mazda ainda não definiu suas perspetivas para o ano fiscal que termina em março de 2026. A empresa está revelou que está a monitorizar de perto o ambiente de negócios dos EUA, incluindo desenvolvimentos de políticas tarifárias e a procura do mercado, e que vai realizar uma atualização com seus resultados financeiros do primeiro trimestre.