Entre os novos positivos, um foi importado dos Países Baixos e nove são de transmissão local, sendo que o arquipélago passa a contabilizar 11.859 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 11.706 recuperados.

A Madeira regista também um total de 75 óbitos associados à doença.

Os dados da autoridade regional diferem dos apresentados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que atribui à Madeira 12 novos casos, num total de 12.419 infeções desde março de 2020 e 72 óbitos.

As autoridades regionais da Madeira e dos Açores divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

Em relação aos casos ativos, a direção regional informa que 10 pessoas estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, uma delas na unidade de cuidados intensivos, e 13 cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 50 situações que se encontram hoje em apreciação, relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem do arquipélago.

A autoridade regional indica que 261 pessoas estão em vigilância ativa nos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo e outras 37.438 estão monitorizadas através da aplicação 'MadeiraSafe'.

A covid-19 provocou pelo menos 4.870.405 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.071 pessoas e foram contabilizados 1.077.963 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

DC // MLS

Lusa/Fim