Lula da Silva cancelou os compromissos de terça-feira, depois de, na segunda-feira, ter sentido um mal estar e ter sido diagnosticado com labirintite, uma inflamação do ouvido interno.

O Presidente brasileiro, de 79 anos, passou o dia na residência oficial, não tendo, por isso, se encontrado para uma reunião bilateral com António Costa no Palácio do Planalto.

Desta forma, fonte da presidência brasileira disse à Lusa que uma eventual reunião entre o Chefe de estado do Brasil, Lula da Silva, e António Costa não se vai realizar na quarta-feira.

António Costa chegou ao Brasil na terça-feira para uma visita de três dias para aprofundar a cooperação entre o país e a União Europeia (UE), nomeadamente ao nível político e comercial, e discutir com Lula da Silva o contexto geopolítico mundial e o Acordo UE-Mercosul (Mercado Comum do Sul), cujas negociações foram concluídas em dezembro passado.

Logo após a chegada a Brasília, o ex-primeiro ministro português reuniu-se com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Viera, no Palácio Itamaraty, num encontro agendado à última hora.

Através da rede social X, António Costa frisou, na chegada a Brasília, que a parceria entre a União Europeia e o Brasil "é mais importante do que nunca" numa altura de "tempos desafiantes".

"Entusiasmado por estar em Brasília para reforçar os laços entre a União Europeia e o Brasil e aprofundar a nossa cooperação económica", escreveu Costa, sublinhando ainda que "o Brasil é mais do que um amigo, é um parceiro estratégico para a UE". 

"Nestes tempos desafiantes, a nossa parceria é mais importante do que nunca", assinalou, acrescentando que aguarda com expectativa as reuniões que terá em Brasília e a participação no Fórum de Investimento UE-Brasil em São Paulo, na quinta-feira. 

Para quarta-feira, fonte do Ministério da Fazenda do Brasil disse à Lusa que está previsto um almoço na residência oficial da embaixada de Portugal com António Costa e o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Hadadd.

Na quinta-feira de manhã, último dia da visita, António Costa irá discursar no primeiro Fórum de Investimento UE-Brasil sobre como "Construir um Futuro Forte e Sustentável" e lançará o Diálogo de Investimento entre o país e a União Europeia.

 

MIM (ANE) // CAD

Lusa/Fim