Quase cinco horas após o encerramento dos colégios eleitorais, às 22:00 de quinta-feira, só tinham sido escrutinadas 48 das 650 circunscrições, que determinam os deputados que integram da Câmara dos Comuns.

Dessas circunscrições já analisadas, 19 foram conquistadas pelos candidatos do Partido Trabalhista.

No entanto, segundo a sondagem à boca das urnas divulgada pelas estações de televisão BBC e Sky News, os trabalhistas de Ed Miliband ficariam com 239 assentos e perderiam nove, em relação aos que têm nesta legislatura.

O Partido Conservador figura como o vencedor com 316 deputados, apenas a dez da maioria absoluta, que se estabelece nos 326, resultado que, a confirmar-se, constitui uma surpresa e o fracasso de todas as sondagens pré-eleitorais que previam um empate entre os dois grandes partidos.

Entre os perdedores da noite eleitoral estão os liberais-democratas de Nick Clegg, coligados com o Governo de Cameron, que, segundo a sondagem, perdem 47 lugares e obtêm apenas 10 assentos.

Uma das incógnitas prende-se com a incerteza de o próprio Clegg manter o seu lugar como deputado.

Outra novidade destas eleições é a emergência no parlamento de Londres dos nacionalistas escoceses que, após perderem o referendo sobre a independência no passado mês de setembro, obtiveram 58 dos 59 lugares reservados para a região.

ISG// DM.

Lusa/fim