
A Hyundai apresentou o novo camião Xcient Fuel Cell Classe 8 na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025, que teve lugar em Anaheim, Califórnia, nos EUA reforçando o compromisso de expandir o seu negócio de hidrogénio na América do Norte.
O novo Hyundai Xcient Fuel Cell é o primeiro veículo pesado movido a hidrogénio produzido em série no mundo, promovendo o transporte comercial com emissões zero.

Lançado em 2020, o Hyundai Xcient Fuel Cell foi implantado em 13 países, registando mais de 13 milhões de quilómetros de condução acumulada na Suíça, onde foi inicialmente lançado, destacando a dedicação da Hyundai ao transporte sustentável, auxiliada por parcerias público-privadas.
O XCient é alimentado por um sistema de pilha de combustível de hidrogênio de 180 kW, composto por duas pilhas de combustível de 9o kW cada.10 grandes tanques de hidrogénio oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 68 kg quilos. O sistema conta ainda com uma bateria de 72 kWh, que alimenta um motor elétrico de 350 kW, que proporciona um binário de 2.237 Nm.
O design interior do Xcient Fuel Cell foi melhorado para maior comodidade e conforto do condutor. As melhorias no interior incluem um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3’’, que oferece aos condutores informações claras e concisas num único olhar, e um sistema de infoentretenimento, também com um ecrã 12,3’’ com botões físicos integrados na consola central para conveniência e ergonomia do condutor.
O novo modelo está também equipado com um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) concebidos para melhorar a segurança e minimizar a fadiga do condutor.

“Na Hyundai Motor, estamos a redefinir o futuro da logística sem emissões nocivas ao ambiente, com soluções inovadoras que dão prioridade à segurança, eficiência e sustentabilidade”, disse Ken Ramirez, vice-presidente executivo e diretor global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai. “Ao alavancar tecnologias de ponta, como as funcionalidades dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e ao estabelecer parcerias estratégicas para melhorar as operações e as infraestruturas, estamos a capacitar os nossos parceiros de frota para operar num cenário em rápida mudança e liderar a transição para um futuro mais inteligente e sustentável.”
Paralelamenta à apresentação do novo pesado movido a hidrogénio, a Hyundai Motor anunciou ainda a expansão da marca de negócios de hidrogénio HTWO do Grupo para uma plataforma aberta, reunindo parceiros, investidores e indústrias em toda a cadeia de valor.
A empresa anunciou planos para lançar a “HTWO Energy Savannah”, a primeira estação de abastecimento de hidrogénio e recarga elétrica para camiões pesados de classe 8 da indústria, em colaboração com a HydroFleet e a Capital Development Partners, auxiliando o desenvolvimento perto da HMGMA em Savannah, Geórgia, nos EUA. A estação está programada para começar a funcionar no final de 2025.