Coimbra, 21 fev (Lusa) - Em Coimbra, para além da Académica na I Liga de futebol, há uma outra, com o mesmo nome e emblema, a lutar pela manutenção no Campeonato Nacional de Seniores (CNS), feita de estudantes e onde não há salários nem prémios. "Há mística".

O treinador, Tó Sá, já foi apanha bolas para poder estar mais próximo da equipa. Um dos jogadores é roupeiro e treinador das camadas jovens. O melhor marcador recusou propostas porque não se abandona "o barco a meio".

Na Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC/SF) só jogam estudantes e licenciados da universidade e politécnico de Coimbra. Aqui, entra-se sempre em campo de capa aos ombros, o grito académico "éfe-érre-á" é tradição dos benjamins aos seniores e a festa de subida ao CNS em 2015 fez-se no recinto da Queima das Fitas.

A AAC/SF foi reativada em 1977, após a sua dissolução em 1974, que levou à criação do Clube Académico de Coimbra, que se transformou em 1984 no Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF), equipa que joga atualmente na I Liga e que é conhecida como "Briosa" ou Académica.

Ao capitão da Secção de Futebol, João Pereira, custa-lhe que se fale da OAF como "um clube de estudantes". "O verdadeiro clube de estudantes é este", sendo que a Académica que joga hoje na I Liga já não apresenta essa ligação à universidade, diz desgostoso o centro-campista, sócio da OAF e que cresceu a ver jogos da Académica no Calhabé.

O treinador conhece bem as duas realidades. Tó Sá foi jogador da Académica no final dos anos 1990 durante seis épocas, numa altura em que a Briosa ainda era composta maioritariamente por "estudantes universitários" e encontra semelhanças com a Secção de Futebol de hoje.

"Esta equipa está muito mais próximo daquilo que a OAF era na minha altura do que aquilo é hoje em dia. Ali, todos sentíamos a Académica e havia uma forma de estar diferente. E isso sente-se aqui - o amor pela Académica", sublinha.

No entanto, a estrutura é outra. Na concentração antes do jogo, pode ver-se jogadores a pôr a mesa; contra as equipas açorianas dormem em quartéis militares e há atletas que dividem as suas funções entre o plantel sénior, direção ou no treino das camadas jovens.

Outro exemplo da entrega é o próprio técnico, que por estar impedido de se sentar no banco como treinador por não ter um contrato profissional, esteve como apanha bolas em alguns jogos em casa. Ao mesmo tempo que entregava uma bola, dava "algumas indicações. Foi a forma que se arranjou", explana.

No entanto, o treinador sublinha que "todas estas dificuldades e realidade" não fazem da Secção de Futebol uma equipa de "coitadinhos".

"Com as nossas limitações, queremos mostrar o nosso valor", salienta.

O presidente da secção, Rui Pita, que jogou de 2002 a 2014, fala de uma grande evolução no clube. A criação das camadas jovens, bem como um ambiente "mais profissional" ajudaram a trazer o clube até ao CNS. O antigo avançado ainda se recorda de algumas noitadas antes dos jogos. "Hoje isso não acontece".

Apesar das dificuldades e de ser uma das estruturas mais amadoras a jogar no 3.º escalão, Rui Pita sublinha que na AAC/SF "o dinheiro é o menos importante. O que interessa é vestir de negro".

"A secção é mais uma família do que um grupo de futebol. Não é só um clube onde os jogadores treinam, ganham o seu, vão-se embora e não se importam com o colega do lado", diz 'Kiko', central da atual equipa.

A ideia é reforçada por Dany Marques, estudante de Engenharia Civil e o melhor marcador da secção nesta época. "Se calhar, pelas dificuldades que temos em relação a outros clubes, isso faz-nos ter mais união tanto dentro como fora de campo", afirma o estudante, que já teve dois convites para sair do clube, mas que não quis "sair do barco a meio do ano".

Também o extremo David Brás, que está no seu 1.º ano na AAC/SF, recusou propostas de outros clubes. O jovem estudante de psicologia, que é também roupeiro e treinador das camadas jovens, diz que tem crescido "em termos futebolísticos", mas, acima de tudo, em termos "humanísticos", pelos valores que caracterizam a equipa: "o apoio, a solidariedade e a camaradagem".

Na Secção de Futebol, "não se anda a correr por 400 ou 600 euros".

É por amor que fazemos isto", conclui o ponta-de-lança Pacheco.

JYGA // SSS

Lusa/Fim