
A PSP anunciou esta quinta-feira um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre Sporting e Benfica deste sábado, da 33.ª jornada da I Liga, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25.
Sporting e Benfica partilham a liderança da I Liga de futebol e defrontam-se no próximo sábado, 10 de maio, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da 33.ª jornada. A partida poderá definir o campeão nacional 2024/25.
"O que está previsto é um policiamento dinâmico , em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo e, conforme, adotaremos ou um policiamento orientado para o Estádio da Luz ou um policiamento orientado para o Estádio José Alvalade, porque, obviamente, será desse local que a equipa do Sporting sairá caso se se sagrar campeã. Neste contexto, haverá constrangimentos de trânsito , que serão temporários em alguns locais", anunciou o superintendente Manuel Gonçalves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
O jogo é considerado de risco elevado, prevendo-se uma lotação de cerca de 64 mil pessoas, informa a PSP em comunicado. As portas do Estádio da Luz abrem às 16:00.
Operação a montar será mais complexa
Ao seu lado, o superintendente-chefe Luís Elias reconheceu que, apesar de a avaliação de risco ser a mesma relativamente a anteriores clássicos, a operação a montar será mais complexa visto concentrar, em simultâneo, atenções em dois estádios separados por poucos quilómetros e ainda a praça do Marquês de Pombal, onde poderá existir uma concentração muito grande de público caso Sporting ou Benfica conquistem o título nacional e até eventual cruzamento de adeptos rivais em função do resultado da partida poder vir a ser equilibrado e até ditar um desfecho do campeonato nos minutos finais.
"Será um jogo de risco elevado, mas num contexto diferente ", assegurou Luís Elias sobre a particularidade que distinguirá o procedimento efetuado neste jogo em concreto, relativamente a outros que envolvem os 'grandes' de Lisboa, sempre de "risco elevado".
"Cortes progressivos" por Lisboa
Os dois graduados policiais anunciaram ainda "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o mesmo será fechado e será interdita a circulação nesse espaço a partir das 17:30.
Desta forma, a PSP evita que exista concentração de adeptos dentro ou em redor da rotunda da conhecida praça lisboeta, alertando que apenas após o término da partida os adeptos do clube que eventualmente vier a sagrar-se campeão poderão entrar no recinto improvisado para as celebrações, caso aconteçam.
" Não haverá corte efetivo de trânsito durante um grande período de tempo, apenas à passagem. E, obviamente, há a chegada da equipa [o eventual campeão] ao recinto, improvisado no Marquês de Pombal. Aí, pois, obviamente, haverá já um policiamento efetivamente, apontado para garantir que as pessoas se acerquem em segurança e assim também ocorra com a equipa, quando chegar a hora e se tal acontecer", garante o superintendente Manuel Gonçalves.
Condicionamentos de trânsito momentâneos, entre as 14:30 e as 16:00 :
- Complexo Alvalade XXI (TV Compound);
- Rua Professor Fernando da Fonseca;
- Rua Professor Vieira de Almeida;
- Rua Professor Francisco Gentil;
- Rua Fernando Namora;
- Travessa da Luz;
- Estrada da Luz;
- 2ª Circular;
- Avenida Condes de Carnide;
- Avenida Machado Santos;
- Complexo da Luz (TV Compound).
Condicionamentos de trânsito momentâneos, após o final do jogo:
- Avenida Machado Santos;
- Avenida Condes de Carnide;
- 2ª Circular;
- Estrada da Luz;
- Travessa da Luz;
- Rua Fernando Namora;
- Rua Professor Francisco Gentil;
- Rua Professor Vieira de Almeida;
- Rua Professor Fernando da Fonseca.
Condicionamentos rodoviários a partir das 15:30 (se existirem festejos, até ao final dos mesmos; não existindo, os condicionamentos terminam pelas 23:00):
- Túnel do Campo Grande, no sentido Campo Grande – Saldanha será encerrado à circulação de trânsito;
- Eixo Entrecampos/Marquês de Pombal (onde se inclui o corte na Rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo);
- Eixo Praça de Espanha/Marquês de Pombal (Praça de Espanha e Avenida António Augusto Aguiar);
- Eixo Amoreiras/Marquês de Pombal (Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde se inclui o corte e isolamento do túnel do Marquês e Rua Joaquim António de Aguiar);
- Eixo Restauradores/Marquês de Pombal (Praça dos Restauradores e Avenida da Liberdade).
PSP aconselha deslocações em transportes públicos
A PSP recomendou ainda aos adeptos que cheguem ao estádio com a devida antecedência, preferencialmente utilizando a rede de transportes públicos -- comboio, autocarro e metro.
No caso do metropolitano, apenas está previsto o encerramento das quatro estações localizadas nas imediações do Marquês de Pombal - Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas - no período entre a realização da partida e o final dos festejos, que deverá estender-se até ao habitual encerramento da rede, pela 1h.
Em comunicado, a PSP alerta ainda que, se optar por viatura particular, não estacione em locais proibidos, não deixe objetos expostos no seu interior e evite transportar objetos valiosos e elevadas quantias de dinheiro.
Verifique também a lista de objetos proibidos à entrada do Estádio da Luz e, em caso de festa, no recinto montado no Marquês de Pombal.
Na mesma nota, a PSP lembra que é crime a distribuição e venda de bilhetes falsos ou irregulares, a entrada de pessoas no relvado, a participação "em rixa", danos em transportes públicos, instalação ou equipamentos.
"A serem realizados eventos de celebração, a PSP apela a todos os adeptos a adoção de comportamentos e atitudes adequados a um ambiente desportivo e festivo, de respeito por todos os participantes, evitando o uso de artigo de pirotecnia, o incentivo à violência e à promoção e participação em conflitos e/ou situações de alteração de ordem pública", acrescenta.