
O embaixador Nicolas de Rivière, representante permanente da França junto às Nações Unidas e presidente do Conselho de Segurança durante o mês de setembro, informou hoje à imprensa o programa de trabalho que delineou para a sua presidência, tendo agendado uma reunião de nível Ministerial sobre a guerra da Rússia na Ucrânia para o próximo dia 22, quando líderes de Governo de todo mundo estarão reunidos em Nova Iorque - cidade sede da ONU - para participar na Assembleia-Geral da organização.
De acordo com o diplomata, como se trata de uma reunião ministerial, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmitry Kuleba, serão convidados para o evento.
"O ministro russo será convidado por padrão. Como a reunião é sobre a Ucrânia, o ministro ucraniano também será convidado", disse Rivière.
Apesar de não estar certa a presença desses dois membros de Governo, Rivière confirmou que a ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros de França, Catherine Colonna, presidirá esse evento ministerial sobre a crise na Ucrânia, que terá como foco a "impunidade e justiça", mas que "deverá tocar em outros parâmetros da guerra", segundo o diplomara.
MYMM // MSP
Lusa/Fim