A Unidade de Promoção do Sucesso Escolar do concelho de Vila Franca de Xira, é um projeto estruturante na área da educação, desenvolvido com o objetivo de promover o ajustamento psicossocial e o sucesso académico de crianças e jovens. Este projeto visa ainda capacitar os profissionais da comunidade educativa e reforçar o envolvimento das famílias nos percursos escolares dos seus educandos, contribuindo para a construção de contextos educativos mais saudáveis, inclusivos e colaborativos.

Constituída por uma equipa multidisciplinar composta por nove técnicos especializados em psicologia, educação social, animação sociocultural, terapia da fala e educação de infância, a Unidade tem vindo a implementar um conjunto diversificado de ações dirigidas a vários públicos, entre os quais se incluem alunos, docentes, encarregados de educação e técnicos especializados.

Segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a apresentação pública dos resultados mais recentes, realizada no Palácio do Sobralinho, permitiu destacar a dimensão e o impacto do trabalho desenvolvido. No último ano letivo, foram promovidas 31 ações distintas, com um total de 5064 participantes. Realizaram-se 3999 sessões, envolvendo diretamente 211 turmas dos estabelecimentos de ensino do concelho.

O projeto apostou também na capacitação parental, através da realização de três webinares dedicados aos temas do Autismo, da Literacia Digital e do Gaming e Gambling, que contaram com a participação de 268 encarregados de educação. Para os docentes, foram dinamizadas 15 ações de formação certificada em áreas como motivação, perturbações da linguagem, dislexia, autismo, diálogo intercultural, primeiros socorros psicológicos em contexto escolar e identidade(s) de género. No total, participaram 286 docentes, num total de 66 horas de formação.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, promotora da Unidade de Promoção do Sucesso Escolar, reafirma com este balanço o seu compromisso com políticas educativas inclusivas e orientadas para a melhoria contínua do percurso escolar dos alunos, através de respostas integradas, próximas e ajustadas às reais necessidades da comunidade educativa.