O que podemos aprender com as aves sobre o combate às infeções respiratórias humanas? Bastante, de acordo com investigadores australianos e holandeses que descobriram uma adaptação evolutiva notável nas aves que poderá ajudar a combater a gripe aviária e as doenças respiratórias nos seres humanos.
Investigadores alertam que a perturbação dos sedimentos marinhos pode aumentar a libertação de dióxido de carbono (CO2), transformando os mares e oceanos de sumidouros de carbono em mais uma fonte de emissões.
A associação ambientalista Zero critica a aposta desproporcionada da estratégia “Água que une” em grandes infraestruturas hidráulicas e o favorecimento de agentes económicos já privilegiados no setor agrícola em detrimento da pequena e média agricultura.
Na ilha de O’ahu, no Havai, foi descoberta uma nova espécie de lagarta que usa pedaços de insetos mortos para poder viver nos ninhos de aranhas e alimentar-se dos seus restos, sem se converter ela própria em presa.
Os recursos do planeta disponíveis para este ano terminariam na terça-feira se todas as pessoas do mundo consumissem como as da União Europeia (UE), indicam dados da organização internacional “Global Footprint Network”.
Os estudantes pelo fim ao fóssil até 2030 manifestam-se hoje entre a Praça José Fontana, em Lisboa, e a Assembleia da República, num percurso de cerca de três quilómetros com paragens para outras ações, anunciou o movimento.
Os projetos selecionados no âmbito da primeira edição da Plataforma de Ação Climática de Torres Vedras foram apresentados numa cerimónia que se realizou na tarde de dia 23 de abril, no anfiteatro do Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras,
Algumas mordeduras de tubarão podem ser “instinto de sobrevivência” e não ataques planeados, ao contrário do que é retratado nos meios de comunicação social, dizem investigadores.
Seis meses após as inundações de 29 de outubro de 2024 no leste de Espanha, em que morreram mais de 220 pessoas, 103 dos 337 municípios afetados em Valência permanecem em estado de emergência, segundo as autoridades regionais.
As conclusões publicadas no American Journal of Preventive Medicine apoiam um apelo à revisão das diretrizes alimentares e das políticas públicas para diminuir o peso das doenças nas nações.
Em 2025, o Oceanário de Lisboa assinala o 10.º aniversário da icónica exposição "Florestas Submersas by Takashi Amano", uma criação singular do mestre japonês do aquapaisagismo que, desde a sua inauguração em 2015, já atraiu cerca de 10 milhões de visitantes de todo o mundo.
A porta-voz nacional do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, defendeu que o financiamento público atribuído às touradas deve ser canalizado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) Animal.
As autoridades moçambicanas vão investir cerca de 14 milhões de euros para a criação de corredores ecológicos para ligar os Parques do Limpopo e Banhine, áreas de conservação da província de Gaza, sul do país.
Após uma década de esforços dedicados à melhoria, a pesca do gambão (Pleoticus muelleri) na Argentina alcançou um marco importante: a certificação do MSC para a sua componente costeira.
As entidades regionais de turismo do Alentejo e Ribatejo e do Algarve lançaram um projeto para captar mais visitantes para a região do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que abrange os distritos de Beja e Faro.
O Ministério da Justiça assinou um protocolo com o Ministério do Ambiente e Ação Climática para que seja "mais simples" ao primeiro concorrer a fundos europeus para obras que aumentem o conforto térmico dos tribunais e prisões.
Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que as plantas que existem nas imediações de uma mina terrestre ficam normalmente doenças, devido à toxinas libertadas pelo explosivo.