Um corte de energia maciço na Península Ibérica deixou milhões de pessoas sem eletricidade. Especialistas ouvidos pelo Science Media Centre explicam porque é que aconteceu, se poderá voltar a ocorrer e o que fazer para que não volte a acontecer.
A União Europeia (UE) prometeu esta terça-feira 301,5 milhões de euros para impulsionar esforços de conservação dos oceanos e para promover a sustentabilidade das atividades humanas nesses ecossistemas.
A reposição total do abastecimento de água em algumas zonas do concelho de Sintra deve acontecer hoje à tarde, depois do corte no fornecimento devido ao apagão elétrico na segunda-feira, disse à Lusa fonte municipal.
O CDS-PP no Parlamento Europeu pediu hoje um debate de urgência sobre as interconexões energéticas na União Europeia (UE), após um corte generalizado no abastecimento elétrico que afetou na segunda-feira Portugal e Espanha.
O fogo nas comunidades rurais “fazia parte da paisagem” e da atividade agrícola, só se tornando uma catástrofe quando os incêndios aumentaram de dimensão e se descontrolaram, destruindo áreas florestais, vidas e bens, salientou uma investigadora do projeto ‘Fireuses’.
A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) considerou hoje, em declarações à Lusa, que o apagão de segunda-feira mostrou que a transição energética deve ser feita em paralelo com a construção de uma rede mais robusta, interligada e avançada.
Uma nova investigação da Curtin University revelou que um meteorito maciço atingiu o noroeste da Escócia cerca de 200 milhões de anos mais tarde do que se pensava, numa descoberta que não só reescreve a história geológica da Escócia como altera a nossa compreensão da evolução da vida não marinha na
A WWF Portugal lançou um Guia de Boas Práticas Agrícolas para os agricultores da Lezíria do Tejo, que visa promover uma agricultura mais sustentável na região, reduzindo os impactos ambientais causados pela intensificação da atividade do setor.
O Grupo Dourogás, um dos maiores do setor gasista português e com mais de 30 anos de experiência, acordou alienar a totalidade do capital das empresas Dourogás Natural e Dourogás Líquido, que incluem os segmentos de gás natural veicular (GNV) e unidades autónomas de gás (UAGs).
O projeto ‘Fireuses’ – Paisagens de Fogo, que investigou a história dos incêndios rurais, debatido ontem em Lisboa, concluiu que as práticas de fogo foram abandonadas por serem consideradas “primitivas”, mas algumas podem ajudar no combate aos fogos florestais.
A exposição diária a determinados produtos químicos utilizados no fabrico de artigos domésticos de plástico pode estar associada a mais de 356 000 mortes globais por doenças cardiovasculares só em 2018, segundo uma nova análise de inquéritos à população.
As autoridades espanholas aconselharam ontem a população a evitar deslocações desnecessárias, guardar velas, usar os telemóveis apenas para o essencial e desligar os aparelhos elétricos, em caso de apagão.
A Conferência Nosso Oceano (CNO) mobilizou 133 mil milhões de dólares em financiamentos para proteção oceânica na última década, segundo um relatório lançado na segunda-feira pelo World Resources Institute (WRI), para assinalar o 10.º aniversário do evento.
O movimento estudantil Pelo Fim ao Fóssil prometeu esta segunda-feira “criar disrupção” durante a campanha eleitoral e ocupar uma escola após as eleições para decidir novas ações, após uma marcha que terminou na Assembleia da República.
Uma equipa de psicólogos considera que comunicar às pessoas dados contínuos sobre o aumento da temperatura numa cidade, dá-lhes uma “vaga ideia” da mudança, mas a melhor forma de chegar até elas é comunicar se, por exemplo, num dado inverno o lago da cidade congelou, como no passado, ou não.
A Metro do Porto vai retomar a operação às 06:00 de terça-feira, adiantou hoje fonte da empresa, após o apagão maciço que afetou a Península Ibérica ter interrompido a circulação.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, adiantou na segunda-feira à noite que está assegurado o fornecimento de energia a cerca de 80% da população, após o apagão maciço que afetou a Península Ibérica.
Uma equipa internacional de especialistas em moluscos descreveu 46 novas espécies de pequenos caracóis que vivem no Camboja, em Myanmar, no Laos, na Tailândia e no Vietname e, até então, eram desconhecidos da Ciência.
O que podemos aprender com as aves sobre o combate às infeções respiratórias humanas? Bastante, de acordo com investigadores australianos e holandeses que descobriram uma adaptação evolutiva notável nas aves que poderá ajudar a combater a gripe aviária e as doenças respiratórias nos seres humanos.
Investigadores alertam que a perturbação dos sedimentos marinhos pode aumentar a libertação de dióxido de carbono (CO2), transformando os mares e oceanos de sumidouros de carbono em mais uma fonte de emissões.
A associação ambientalista Zero critica a aposta desproporcionada da estratégia “Água que une” em grandes infraestruturas hidráulicas e o favorecimento de agentes económicos já privilegiados no setor agrícola em detrimento da pequena e média agricultura.
Na ilha de O’ahu, no Havai, foi descoberta uma nova espécie de lagarta que usa pedaços de insetos mortos para poder viver nos ninhos de aranhas e alimentar-se dos seus restos, sem se converter ela própria em presa.
Os recursos do planeta disponíveis para este ano terminariam na terça-feira se todas as pessoas do mundo consumissem como as da União Europeia (UE), indicam dados da organização internacional “Global Footprint Network”.