Em Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 distinguiu os melhores hotéis e restaurantes portugueses. Entre novidades e surpresas, contam-se 40 restaurantes e 33 alojamentos premiados com Garfo e Chave de Platina, Ouro e Prata, prémios Sustentabilidade, Revelação e Personalidade Revelação, além de Pedro Lemos, eleito do Chef do Ano e Nuno Diniz, agraciado pela carreira dedicada à gastronomia. Veja as fotos da festa que celebrou talento, inovação, descentralização e sustentabilidade e conheça os agraciados com a distinção Chave de Ouro.

O Guia Boa Cama Boa Mesa 2025, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, vai estar disponível nas bancas, a partir de 9 de maio, por €19,90. Pode, desde já, aproveitar a campanha de pré-venda Boa Cama Boa Mesa, com desconto e oferta de portes.

BOA CAMA BOA MESA
BOA CAMA BOA MESA FERNANDO VELUDO / NFACTOS

Selecionar e descentralizar
Desde a última edição, em abril de 2024, os jornalistas do “Boa Cama Boa Mesa” percorreram o país para conseguir avaliar o maior número de restaurantes e alojamentos. As avaliações encerraram nos primeiros dias de abril. Na vertente “Boa Cama” existem fatores de avaliação claros, como o projeto turístico, edifício e arquitetura, decoração, serviços disponibilizados, atendimento, sustentabilidade e, obviamente, relação preço/qualidade. Já na vertente “Boa Mesa”, a seleção dos melhores foi orientada por critérios de avaliação a partir de oito grandes áreas: comida, conceito, produto, local, serviço, garrafeira, relação preço/qualidade e sustentabilidade. Elemento determinante na avaliação e seleção final de alojamentos e restaurantes, é gerado pela importância do projeto na área onde se insere, nomeadamente quando é estruturante para a região e de grande relevância para o desenvolvimento local. Para além de estes critérios, o “Guia Boa Cama Boa Mesa” segue um objetivo de descentralização, identificando, sempre que existam, restaurantes e alojamentos representativos de todos os concelhos do país, privilegiando essa ocupação geográfica em detrimento da concentração nas grandes cidades, tornando-se não somente um guia de “boa cama e de boa mesa”, mas também um convite a descobrir Portugal.

BOA CAMA BOA MESA
BOA CAMA BOA MESA FERNANDO VELUDO / NFACTOS

CHAVE DE OURO

CASAS DO CÔRO (Mêda) =

L’AND VINEYARDS (Montemor-o-Novo) ↑

LUZ HOUSES (Ourém) ↑

PENHA LONGA RESORT (Sintra) =

QUINTA DA COMPORTA (Grândola) =

RITZ FOUR SEASONS HOTEL LISBOA (Lisboa) =

SUBLIME COMPORTA (Grândola) =

THE RESERVE (Funchal) Novo

TORRE DE PALMA WINE HOTEL (Monforte) =

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram