Os centros comerciais abrangidos no projeto serão alvo de adaptações face ao seu normal funcionamento, na medida em que será feito um esforço por reduzir estímulos visuais e sonoros de modo a criar um ambiente mais confortável para pessoas com espetro de autismo e outras sensibilidades sensoriais.

Com o aconselhamento da Federação Portuguesa de Autismo, os centros comerciais irão adotar um período de uma hora que poderá ser diário, semanal ou mensal, onde os estímulos sensoriais serão reduzidos. Algumas das medidas que serão implementadas e recomendadas às lojas consistem em desligar o som ambiente, reduzir a intensidade da luz, disponibilizar auscultadores antirruído e efetuar a comunicação de equipas apenas via auriculares.

Além disso, os centros vão igualmente facultar formação especifica às equipas internas e lojistas interessados, para que fiquem capacitados de modo a identificar e lidar com ocorrências dentro do âmbito do espetro do autismo.

A iniciativa “Hora Tranquila” terá lugar nos centros comerciais 8ª Avenida, Alameda Shop&Spot, Alma Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, Torreshopping, Nosso Shopping, UBBO e Forum Madeira.

Mónica Pinto Coelho, Marketing Director Iberia na CBRE, afirma que “para pessoas com perturbação do espetro do autismo, ir a um centro comercial pode ser desafiador”. “Iniciativas como a ‘Hora Tranquila’ (…) pretendem, não só facilitar esse momento, mas também aumentar a conscientização e a compreensão da comunidade em geral sobre o autismo e outras condições sensoriais”.

CG/COMUNICADO

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