
O Vitória Clube de Santarém iniciou com uma vitória expressiva a sua participação na Taça Nacional de Seniores Masculinos de Futsal, ao derrotar no domingo, por 5-1, o CD Nacional da Madeira, na jornada inaugural da competição que dá acesso ao Campeonato Nacional da 3.ª Divisão na época 2025/26.
Na receção à equipa madeirense, campeã distrital da AF Madeira, os comandados de Pedro Mesquita demonstraram superioridade desde o apito inicial, controlando o jogo e somando os primeiros três pontos numa série exigente, que inclui ainda os campeões da AF Lisboa, SR Manjoeira, e da AF Portalegre, GCRD Domingão. Os dois primeiros classificados deste grupo garantem a promoção aos nacionais. O próximo encontro está marcado para sábado, às 16h00, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor, frente ao GCRD Domingão.
Este feito vem reforçar a forte presença do emblema azul e branco nas provas nacionais. Com esta qualificação, a equipa sénior masculina junta-se aos iniciados, juniores masculinos, juniores femininos e seniores femininos, tornando-se o quinto escalão do clube a competir a nível nacional nesta fase da época. O apuramento para a Taça Nacional foi conquistado após uma campanha de destaque no Campeonato Distrital da AF Santarém e é sustentado pela certificação do clube como entidade formadora de quatro estrelas.
Também em destaque no fim de semana esteve a formação de juniores masculinos Sub-19, que empatou a seis golos com o Casal Velho, campeão da AF Leiria. A equipa de Daniel Pereira esteve perto da vitória, mas viu o adversário empatar no último minuto. Apesar do deslize, o Vitória mantém-se na luta por um inédito apuramento para a “final four” da Taça Nacional, com duas jornadas por disputar.
Nos iniciados, o empate a dois frente ao CRI Alhadense, após recuperação de uma desvantagem de dois golos, mantém a equipa na corrida pelo apuramento. No entanto, um golo anulado a Red Bull nos instantes finais acabou por retirar dois pontos cruciais da contabilidade dos jovens vitorianos.
Menos feliz foi a jornada para as seniores femininas, que saíram derrotadas por 6-0 diante do SCU Torreense, uma das equipas mais fortes da competição. Ainda assim, a equipa orientada por Leonor Meneses e Teresa Trindade mantém-se no segundo lugar da sua série, depois de uma temporada marcada pelo domínio nas provas distritais.
O fim de semana competitivo ficou ainda marcado por diversos resultados das camadas jovens e das equipas secundárias do clube. Destaque para as vitórias dos juniores masculinos “brancos” (4-3 frente ao CD Os Patos), dos juvenis (12-2 ao CR Casal do Grilo), dos iniciados “brancos” (8-2 ao mesmo adversário), dos infantis “azuis” (10-3 frente à AAD Rio Maior) e dos benjamins “brancos” (5-3 ao mesmo clube). As derrotas dos juniores femininos (1-5 frente à Académica de Coimbra), dos benjamins “azuis” (3-6 com a Laranja Mecânica FC) e dos veteranos (2-5 com o AD Vale Travesso) completaram o quadro competitivo do fim de semana.
Com presença sólida em várias frentes e escalões, o Vitória Clube de Santarém continua a afirmar-se como um dos projetos desportivos mais consistentes e abrangentes do panorama regional, mantendo ambições firmes nos palcos nacionais.