
O Dia Mundial da Dança assinala-se a 29 de abril e o Município de Viseu, em parceria com diversas escolas e academias de dança do concelho, promove um programa repleto de novos e diversos ritmos, convidando toda a comunidade a experimentar e/ou a assistir, entre os dias 25 e 30 de abril.
Ao longo destes dias, estão agendados workshops e aulas abertas, espetáculos e diversas apresentações coreográficas de dança, que abrangem diferentes estilos, do contemporâneo ao urbano, das danças de salão à bachata e kizomba, entre outros.
O Mercado 2 de Maio será o palco principal, mas também outros espaços da cidade receberão atividades, entre eles o antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, o Museu Keil Amaral, a Casa da Ribeira, o Museu de História da Cidade, o Palácio do Gelo Shopping e, até, o espaço público.
Na estreia da programação, a 25 de abril, a Escola de Dança Pedro & Fernanda dinamizará, durante a tarde, workshops gratuitos de kizomba e bachata, sujeitos a inscrição prévia, no edifício Viso Center, à noite, pelas 21 horas, o Mercado 2 de Maio receberá o Baile Social, com atuações dos DJ’s Nelson e Marcelo, numa iniciativa também promovida por esta escola.
O fim de semana trará consigo novas experiências, dia 26, sábado, o Mercado 2 de Maio irá acolher, a partir das 10 horas e ao longo da manhã, diversas propostas, nomeadamente um workshop de dança contemporânea, promovido pela Escola de Dança Lugar Presente.
Vários workshops interativos de Street Dance/Hip Hop, com técnicas e movimentos básicos, abertos para todos os níveis, com a Escola Streetgymn Forlife; e um workshop de kizomba, com a Escola de Dança Pedro & Fernanda.
A tarde de sábado, a partir das 15 horas, reserva ainda apresentações de várias escolas, ao palco do Mercado irão subir turmas e pares da Escola AM’Arte, da Escola de Dança Pedro & Fernanda, da Escola de Dança Lugar Presente e da Escola Streetgymn Forlife, que aqui darão a conhecer as modalidades de dança e o seu talento.
Destaque também neste dia para a apresentação do espetáculo “Faunus Spectrum”, que terá lugar no Círculo de Criação Contemporânea – Polo 1, na Rua do Comércio.
O espetáculo conta com a direção artística e coreografia de Romulus Neagu, e produção da INTRUSO.ac, a entrada é sujeita a inscrição prévia para o email: cultura@cmviseu.pt.
Conforme avança a equipa responsável pelo projeto, “FAUNUS SPECTRUM lança um novo olhar coreográfico sobre o repertório de uma das companhias mais marcantes da história da dança, Les Ballets Russes, que influenciou de maneira inestimável o desenvolvimento da arte coreográfica a partir das primeiras décadas do século XX, revelando ‘um entendimento da arte como confluência de linguagens, que se cruzam, contestam, dialogam, afastam e renovam’”.
Domingo, dia 27, a Escola Streetgymn Forlife fará uma apresentação no Palácio do Gelo Shopping, no piso 0, pelas 16 horas.
No início da semana, a 28, estarão de regresso às aulas de dança: pelas 18h30, no Museu Keil Amaral, uma aula de dança criativa com a Escola de Dança Lugar Presente; pelas 19 horas, no Museu de História da Cidade, uma aula aberta de danças de salão com a MYWAY ACDR; e pelas 20 horas, no antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, uma aula de iniciação aos ritmos afrolatinos com a Escola de Dança Pedro & Fernanda.
Já no dia 29 de abril, a Escola de Dança Lugar Presente promete surpreender a comunidade viseense com um Flash Mob pelas ruas da cidade, às 10h35, a Escola Secundária Alves Martins acolhe uma conversa sobre a área da dança com os alunos de Artes Visuais, com o coreógrafo, encenador e diretor artístico da companhia Nome Próprio, Victor Hugo Pontes, com o diretor artístico do Teatro Viriato, António M. Cabrita, e com a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Leonor Barata. Esta é uma atividade coorganizada pelo Teatro Viriato.
À tarde, pelas 17 horas, a Escola levará até à FNAC, no Palácio do Gelo Shopping, uma apresentação das turmas do 7º ano dos cursos básico e secundário de dança.
Para terminar o dia, a partir das 18 horas, a Alidanças abre as portas da sua academia para uma aula aberta de Hip-Hop/CMJ para diferentes idades, com necessidade de inscrição prévia.
O antigo Orfeão de Viseu voltará a ganhar vida com aulas de salsa, ritmos afrolatinos e bachata, a partir das 19 horas, com a Escola de Dança Pedro & Fernanda.
As comemorações do Dia Mundial da Dança em Viseu terminam a 30 de abril, com novas aulas, às 17 horas, haverá aula de dança e teatro com as turmas do 7º e 8º anos do curso básico de Dança da Escola Lugar Presente, no Museu Keil Amaral; pelas 19 horas, uma aula de dança com a companhia “Dançando com a Diferença”, na Casa da Ribeira; e pelas 18h30, uma aula aberta de dança de salão no Museu de História da Cidade com a MYWAY ACDR.
A programação é organizada pelo Município de Viseu, com a parceria da Escola de Dança Pedro & Fernanda, da Escola de Dança Lugar Presente, da Escola Streetgymn Forlife, da Escola AM’Arte, da MYWAY ACDR, da companhia Dançando com a Diferença e da Alidanças – Ateliês de Dança.
Viseu, 17 de abril de 2025