
Investimentos nas zonas fluviais da Malheira e da Ponte Nova para restauro de estruturas
Estão concluídas as obras de recuperação dos açudes do rio Homem nas zonas fluviais da Malheira-Sabariz e da Ponte Nova-Loureira, na sequência do plano de reparação de danos provocados em estruturas públicas pelas cheias do último inverno.

As intervenções foram financiadas no âmbito de protocolo do Município de Vila Verde com a APA-Agência Portuguesa do Ambiente e o Ministério do Ambiente e Energia, que abrangeu ainda outros espaços no Rio Homem e os Municípios de Amares e Terras de Bouro.
Nas zonas fluviais da Malheira, em Sabariz, e da Ponte Nova, na Loureira, as operações permitiram restaurar a linha natural de retenção de rio, com o realinhamento das pedras remanescentes e a colocação de novas pedras em granito de grande porte, para repor elementos da estrutura inicial em falta.
Com um investimento global estimado em cerca de 150 mil euros, as operações foram orientadas e conduzidas pelos serviços do Departamento de Ambiente e Obras do Município de Vila Verde.
A par do restabelecimento dos açudes, as intervenções permitiram melhorar as condições de fruição do rio e dos seus espelhos de águas nestas duas zonas fluviais do concelho.
Em termos de investimentos em áreas fluviais, o Município de Vila Verde celebrou também protocolos com a APA e o Ministério do Ambiente para a execução de intervenções nos rios Neiva e Vade.
A operação no Neiva ascende a cerca de um milhão de euros, para a realização de várias ações de requalificação e renaturalização do curso fluvial no território da união de freguesias da Ribeira do Neiva. Engloba restauro de açudes, pontes e margens, assim como a criação de áreas de lazer.
Para a realização de obras de renaturalização do rio Vade e para a reabilitação das pontes tardo-medievais ali existentes e que integram o Caminho Minhoto Ribeiro, o investimento protocolado é na ordem de 400 mil euros.