
Ilha do Pico, Região Autónoma dos Açores, Portugal
24 de Julho de 2025
Helicóptero EH-101 Merlin (19602) da Esquadra 752 – “Fénix” da Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza resgate médico urgente a partir da Montanha do Pico, na Ilha do Pico, Região Autónoma dos Açores (RAA), Portugal, a 24 de Julho de 2025. Trata-se do ponto mais alto de Portugal com 2 351 metros de altitude, e da segunda maior ilha do arquipélago dos Açores.

O EH-101 Merlin, sob coordenação do Centro de Busca e Salvamento Aéreo (“Rescue Coordination Center”, RCC) das Lajes, descolou da Base Aérea N.º 4 (BA4), Lajes, na Ilha Terceira, pelas 19:00 UTC (mesma hora local) e seguiu para a zona de operações do Pico a cerca de 120 km a Sudoeste. O indivíduo, um holandês de 31 anos, foi resgatado com sucesso e posteriormente transportado para o Centro de Saúde do Pico pela 20:15 locais, tendo o helicóptero regressado à BA4, nas Lajes, onde aterraria pelas 21:21 locais. O resgate tem lugar numa zona de falha, fora do trilho, Areeiro de Santa Luzia, na vertente Norte, 38.47044691285952, -28.403710351846357, abaixo do sopé do Piquinho, georreferenciação 38.46860575500841, -28.401946883107204 .

A Esquadra 752 da FAP tem origens que remontam a 1978, então com o cognome de “Pumas”. Tendo sido desactivada em 1993, registou uma reactivação, entre 2008 e 2011 e agora, desde 16 de Maio de 2023, é reactivada com o cognome de “Fénix” e, sob actual comando do Capitão Ricardo Alexandre da Mota Costa e Horta, está afecta à Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Vila Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores (RAA).
O Agusta-Westland EH-101 “Merlin” tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 km/h com um raio de acção de 400 milhas náuticas (740km) e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda suportar uma carga alternativa exterior na ordem das 4,5 toneladas no seu gancho inferior de carga (“Under-Slung Load”, USL).
Fotos seleccionadas e editadas por “Espada & Escudo” a partir de vídeo via FAP
Infografia por “Espada & Escudo” sobre Google Maps
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”