Já são conhecidos os vencedores do Prémio PrimeirOlhar, uma das secções competitivas mais emblemáticas dos ENCONTROS / Festival de Cinema de Viana, que decorre até esta quarta-feira, dia 14 de maio. 

O galardão, dedicado à promoção do cinema documental feito por estudantes e jovens cineastas, destacou três curtas-metragens produzidas em escolas de cinema de Portugal e do Brasil.

O Prémio PrimeirOlhar Oficial, no valor de 1500 euros, foi atribuído a “PIRACEMA – uma carta de amor ao Teatro”, realizado por Dani Duarte, aluna da Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, a escolha, foi realizada por um júri composto por Inês Rebanda Coelho, Suso Novás Andrade e Valter Vinagre.

Na categoria PrimeirOlhar / Cineclubes 2025, o vencedor foi “The Closing of a Refinery”, de Vasco Monteiro, estudante da ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design, que recebeu 1000 euros.

Já o Prémio PrimeirOlhar / Graça Lobo 2025 (500 euros) foi atribuído à curta “Severin”, de Gonçalo Cabral e Ana Melo, alunos da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, esta distinção foi decidida por um júri alargado composto por sete elementos ligados ao setor audiovisual.

Organizados pela associação AO NORTE em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os ENCONTROS destacam-se pela aposta contínua na literacia para o cinema e no envolvimento da comunidade escolar.

Este ano, mais de 3000 alunos estão inscritos no evento, que desde a sua primeira edição já contou com 220 mil participantes, exibiu mais de 340 filmes e organizou 115 workshops e formações.

A competição PrimeirOlhar integra a secção “Olhares Frontais”, coordenada pelo realizador Pedro Sena Nunes, e tem como objetivo promover o cinema documental produzido em escolas e cursos de Portugal, países de língua portuguesa e da Galiza.

O festival prossegue com destaque para o AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, a realizar-se no último dia, quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, esta secção é dedicada à promoção da cultura audiovisual no meio escolar e atribui um prémio em material audiovisual no valor de 700 euros às escolas vencedoras.

Paralelamente, continuam a decorrer as sessões “Escola no Cinema”, com a exibição de filmes ligados a temáticas atuais, especialmente dirigidos aos alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e superior.

Celebrando 25 edições, os ENCONTROS continuam a afirmar-se como uma plataforma de partilha, formação e debate, que aproxima estudantes, cineclubistas, cineastas e público em geral, num cruzamento entre a educação, a cultura e a criação artística.

Este ano, o evento conta com forte participação de instituições da Galiza, reforçada pelo facto de Viana do Castelo ser a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2025, com mais de 35 escolas internacionais envolvidas ao longo dos anos, os ENCONTROS mantêm uma forte dimensão internacional e educativa.

Para mais informações, acesse: https://www.encontrosdecinema.pt/primeirolhar.php