A Universidade de Évora tem abertas, até 14 de julho, as candidaturas ao curso de formação «Ética e Domínios de Intervenção», destinado a licenciados de qualquer área de formação, com especial enfoque para membros de Comissões de Ética.

Esta formação decorre entre 8 e 25 de setembro de 2025, em regime de e-learning, e corresponde a uma microcredencial de 4 ECTS, com uma carga horária de 28 horas de contacto. A iniciativa insere-se no âmbito da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora e é promovida pela Comissão de Ética da instituição, em articulação com as Comissões de Ética dos Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e Setúbal.

O curso tem como objetivo desenvolver competências transversais para a atuação em Comissões de Ética, abordando a ética aplicada à proteção de dados, inteligência artificial, sustentabilidade, ciclo de vida, saúde, ambiente e funcionamento das próprias Comissões.

A formação é totalmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com isenção do valor da propina e atribuição de um prémio monetário de conclusão. No final, será emitido certificado de formação creditada.

Esta é a quinta de cinco formações que irão integrar a futura Pós-Graduação em Ética e Cidadania no Ensino Superior e na Saúde. A frequência do curso poderá, assim, ser considerada para efeitos de creditação futura.