O Hospital Garcia de Orta – Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) aderiu ao programa ‘Ligue Antes, Salve Vidas’ (LASV), a 17 de outubro de 2024, «por acreditar que o projeto seria um forte aliado para conseguir tratar os utentes no local certo e no tempo devido, bem como um passo importante para a efetiva integração de cuidados» refere a entidade em comunicado de imprensa.

«Volvidos seis meses, destacam-se os resultados positivos já alcançados. Dos mais de 116 mil contactos feitos por utentes da ULSAS com o SNS24 mais de metade (55%) resultaram em encaminhamento para os cuidados de saúde primários, tendo sido realizadas cerca de 52.600 consultas; 37% foram encaminhados para serviços de urgência da ULSAS e 8% ficaram em autocuidados».

Na nota, a ULSAS analisa também «as admissões nos serviços de urgência da ULSAS (geral, pediátrica e ginecológica e obstétrica) neste período, nas quais se verifica que a grande maioria dos utentes foi referenciado (SNS24, INEM, Cuidados de Saúde Primários, Hospital, entre outros), fixando-se em 23,6% a taxa de utentes que chegaram por meios próprios».

Para estes resultados, a ULSAS destaca «o apoio do Ministério da Saúde, e em concreto da Direção Executiva do SNS e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (e da equipa do SNS24)», e o «empenho, profissionalismo e envolvimento dos profissionais dos serviços de urgência e dos cuidados de saúde primários da ULSAS, particularmente louváveis num contexto difícil como é a época do Inverno».

A entidade destaca também «o facto de as unidades de cuidados de saúde primários, de forma voluntária, estarem a dar resposta em doença aguda, por via do LASV, também a utentes sem equipa de família.

A média de utilização diária de consultas abertas nos CSP ronda as 780 em dias úteis e as 100 aos fins de semana e feriados.»