A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira deu um passo pioneiro no sistema de saúde português ao formalizar, na última quarta-feira, dia 21 de maio, com a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Hospitalização Domiciliária do país.

A iniciativa visa proporcionar cuidados hospitalares especializados no conforto da casa dos doentes, de forma a garantir uma alternativa mais segura, eficaz e humanizada ao internamento convencional.

O CRI de Hospitalização Domiciliária da ULS Cova da Beira, que abrange os hospitais da Covilhã e Fundão, assim como as unidades de cuidados de saúde primários da região, tem como objetivo assegurar uma gestão clínica, operacional e financeira com autonomia, além de estabelecer metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade dos serviços prestados.

De acordo com a ULS, a nova estrutura permitirá a prestação de cuidados diferenciados e de alto padrão no domicílio dos pacientes, sempre com foco na segurança e humanização dos serviços.

A hospitalização domiciliária permite que doentes que atendam a critérios clínicos, sociais e geográficos bem definidos possam ser tratados em casa por equipas multidisciplinares especializadas, evitando a necessidade de internamento.

A criação deste CRI representa uma abordagem inovadora e alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais, visando otimizar os recursos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, ao mesmo tempo que promove uma maior sustentabilidade no sistema de saúde.

Em uma homenagem ao falecido Coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, Delfim Rodrigues, a ULS Cova da Beira batizou o novo centro com o nome deste profissional de destaque, que muito contribuiu para o desenvolvimento da hospitalização domiciliar em Portugal.

Com esta iniciativa, a ULS da Cova da Beira reforça o seu compromisso com a inovação no atendimento médico e com a melhoria contínua da qualidade dos cuidados oferecidos à comunidade.