A prova disputada este fim-de-semana nas ondas de Leça da Palmeira, contou com boas condições, sobretudo no dia final, com Stock e Salgado a serem coroados vencedores e a assumirem a liderança dos respetivos rankings.

Após um primeiro dia de muita ação, a prova retomou hoje, durante a manhã, com os melhores juniores nacionais a darem espetáculo nas ondas nortenhas, até que foram ficando definidas das fases finais da segunda de quarto etapas do Junior Tour.

No lado masculino

Mário Leopoldo assumiu-se como uma das grandes surpresas da etapa e confirmou esse estatuto ao eliminar João Roque Pinho na primeira semifinal, enquanto Tiago Stock venceu Tiago Guerra para garantir a outra vaga na final.

Depois de um primeiro dia complicado, em que conseguir avançar ronda após ronda, mas sem vencer, Tiago Stock acabou por embalar na reta final do campeonato e na grande final somou 13,15 pontos para carimbar um triunfo sólido, perante os 11 pontos de Mário Leopoldo, de apenas 17 anos.

Este triunfo no Projunior Porto & Matosinhos vale ao jovem surfista de Carcavelos, de 19 anos, a liderança do ranking masculino, onde se assume como um dos grandes candidatos à sucessão de Martim Nunes, tricampeão nacional júnior em título, que este ano já não compete neste escalão.

No lado feminino

Maria Salgado comprovou o favoritismo na etapa e deu sequência ao título nacional júnior conquistado no ano passado, a jovem surfista de Santa Cruz, de 18 anos, venceu todos os heats realizados nas primeiras rondas femininas.

Depois, na meia-final superou Teresa Pereira de forma convincente, enquanto Lua Escudeiro venceu Maria Dias.

O duelo decisivo teve muito equilíbrio entre Maria Salgado e Lua Escudeiro, mas foi uma onda de 7 pontos que ajudou Maria Salgado a tornar-se campeã na etapa nortenha e a assumir a liderança do ranking feminino.

A jovem atleta somou um total de 13 pontos, contra os 12,05 de Lua Escudeiro.

São Jacinto, em Aveiro, recebe a terceira e penúltima etapa do Junior Tour 2025, que irá acontecer, á 21 e 22 de junho e assume um papel importante para as contas dos títulos nacionais de Sub-20.

Resultados Projunior Porto & Matosinhos:

  • Final masculina: Tiago Stock 13,15 pontos x Mário Leopoldo 11,00 pontos
  • Final feminina: Maria Salgado 13,00 pontos x Lua Escudeiro 12,05 pontos
  • Melhor onda masculina: Francisco Mittermayer 8,50 pontos
  • Melhor onda feminina: Lua Escudeiro 7,50 pontos

Integrada no cartaz da 11.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, a segunda etapa do Junior Tour 2025 é organizada pela Onda Pura Surf Center com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas e da Associação Onda do Norte.

Esta prova conta com o apoio da APDL – Porto de Leixões e da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o patrocínio oficial da Gold Energy e com os apoios da O’Neill, Crédito Agrícola, Nissan/Caetano Power, 58 Surf, Ramirez, Solinca, MEO, Super Bock Sky, Presto Pizza e Hospital de Santa Maria – Porto.

Para mais informações acesse: ANSURFISTAS.COM