
A Terras de Sicó — Associação de Desenvolvimento inaugurou esta segunda-feira, 28 de julho, uma nova loja no Mercado Municipal de Pombal, dedicada à promoção e venda de produtos agroalimentares da sub-região de Sicó. A cerimónia contou com a presença do presidente da associação, João Paulo Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão.
O novo espaço, designado “Mercados de Sicó”, surge como mais um passo no reforço da cadeia curta de comercialização e de valorização da produção local, numa estratégia que promove os sabores e saberes endógenos dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
Gerida pela Associação dos Artesãos de Pombal (ADAP), ao abrigo de um protocolo de cooperação assinado no mesmo dia, a loja disponibiliza uma seleção diversificada de produtos locais, incluindo mel, azeite, vinhos, queijos e enchidos, todos com o selo de qualidade do território Sicó.
A iniciativa foi financiada pelo GAL Terras de Sicó, através da operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” do PDR2020, com um investimento total de 99.722,88 euros, dos quais 49.361,46 euros foram comparticipados.
A operação permitiu não só a beneficiação do Mercado Municipal dos Agricultores de Pombal, mas também a criação de um espaço permanente de promoção e comercialização dos produtos da região. A loja integra-se na rede “Mercados de Sicó”, agora presente nos seis municípios do território, com uma imagem unificada e uma identidade visual própria, que contribui para o reconhecimento da marca Sicó e o escoamento da produção regional.
Com este projeto, a Terras de Sicó completa a sua estratégia de proximidade entre produtores e consumidores, promovendo a sustentabilidade, combatendo o desperdício alimentar, valorizando a dieta mediterrânica e fortalecendo a confiança no consumo local.