
O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta uma programação cultural diversificada ao longo do mês de maio, com enfoque na celebração da Língua Portuguesa e no direito à diferença, em particular no combate à Homofobia, Transfobia e Bifobia.
A iniciativa decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio, e do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, assinalado a 17 de maio.
Integrado recentemente na RTPA – Rede de Teatros com Programação Acessível, o teatro oferece quatro espetáculos com audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando o seu compromisso com a acessibilidade cultural.
Na área do teatro, destaque para a coprodução “LEMBRA-TE DOS MEUS PECADOS”, baseada em Hamlet, de William Shakespeare, e apresentada pela Momento – Artistas Independentes.
O espetáculo terá duas sessões: uma dedicada ao público escolar no dia 9 de maio, às 10h00, e outra para o público geral no dia 10 de maio, às 21h30. A produção transforma o icónico texto num inusitado talent show, protagonizado por jovens atores profissionais e pessoas idosas sem experiência teatral.
No dia 16 de maio, pelas 21h30, será apresentada a estreia absoluta da coprodução “O POVO DA MONTANHA”, da Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria. Inspirado na obra de Colin Turnbull sobre os Ik, povo caçador-coletor de Uganda, e numa encenação de Peter Brook, o espetáculo mistura teatro, música e circo para explorar questões de identidade, pertença e resistência cultural, ambas as sessões para o público geral terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.
O projeto Boca Aberta, do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Fundação “la Caixa”, BPI, Plano Nacional das Artes e o Município de Ponte de Lima, estreia o espetáculo “NÃO SE PODE! NÃO SE PODE!”, com textos de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, e encenação de Catarina Requeijo, no dia 3 de maio.
Haverá duas sessões, às 11h00 e 15h30, sendo esta última acessível com audiodescrição e Língua Gestual Portuguesa.
A rubrica “Domingos em Banda” encerra a edição de 2025 com o espetáculo “Novo Mundo Filarmónico”, pela Associação Filarmónica Banda S. Martinho da Gandra, no dia 18 de maio, às 15h30.
Em Estreia Absoluta, o espetáculo “Corpos de Orquestra”, promovido pela CIAP – Em Movimento e Academia de Música Fernandes Fão de Ponte de Lima, sobe ao palco no dia 23 de maio, às 21h30.
O Bar do Teatro acolhe, de 22 de maio a 20 de junho, a exposição e documentário “Isto não é uma orquestra – O processo”, com inauguração marcada para dia 22 de maio, às 15h30.
A programação encerra com a coprodução “O Edifício Paz”, em estreia absoluta pelos Aurum et Purpura – Núcleo de Criação Artístico.
Este projeto de ópera documental, com enfoque na realidade da comunidade trans em Portugal, terá uma sessão para público escolar no dia 30 de maio, às 10h30, e outra para público geral no dia 31 de maio, às 21h30, a produção envolve diretamente artistas trans na dramaturgia e performance, reforçando a inclusão cultural.
A sessão pública conta com recursos de acessibilidade.
Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes (segunda a sexta-feira) e também online através da plataforma: https://teatrodiogobernardes.bol.pt
Venha ao Teatro Diogo Bernardes. Esta também é a sua casa.