O Município de Tábua foi distinguido com galardão “Excelência Autárquica” em oito projetos desportivos no III Congresso da Cidade Social, que decorreu em Vila Nova de Poiares, e que reuniu municípios de todo o país em torno de boas práticas de governação local.

Entregue ao vereador do Desporto, David Pinto que se fez acompanhar pelos técnicos Rui Vaz e Bruno Santos, o galardão “Excelência Autárquica” é o reconhecimento relativo a oito projetos municipais na área do Desporto.

Com o Galardão Ouro, foram distinguidos: o Centro de Marcha e Corrida de Tábua (CMMC); a Escola Municipal de Atividades Aquáticas (EMAA) e oTénis de Mesa Municipal (TMM).

O Galardão Diamante foi atribuído aos projetos: Férias Desportivas e Culturais de Tábua, Movimento Sénior, Onda Sénior e Boccia, Gym Kids Municipal, Gira Volei de Tábua e Midões e Walking Football.

O Município destacou-se também pelo contributo dado na elaboração de um capítulo autónomo incluído no livro MADT – Manual de Apoio à Decisão Técnica, dedicado à Gestão Autárquica de Eventos Desportivos. O capítulo, intitulado “Evento Final do Ano”, constitui um exemplo prático de planeamento, organização e impacto positivo junto da comunidade.

A participação neste congresso e o reconhecimento obtido evidenciam o compromisso estratégico da Autarquia com a promoção da atividade física e do desporto, enquanto instrumentos de inclusão social, saúde, bem-estar e desenvolvimento local”, refere em comunicado o Município de Tábua.

Para a Câmara Municipal, presidida por Ricardo Cruz, “estes prémios representam não apenas um símbolo de mérito institucional, mas também uma valorização do trabalho técnico desenvolvido, sustentado em planeamento, metas claras, avaliação de impacto e resposta às necessidades da população”.