Setúbal está a implementar um conjunto de melhorias de acessibilidade em quase uma dezena de edifícios públicos, numa ação promovida pela Câmara Municipal, com o objetivo de facilitar o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

As intervenções, iniciadas no final de março e com prazo de execução de três meses, abrangem sete escolas básicas do concelho, o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal e o Edifício Ciprestes. Estão a ser construídas rampas de acesso com guardas metálicas, rebaixamentos de lancis e remoção de barreiras arquitetónicas, especialmente nas zonas de entrada e ligação a áreas de recreio.

No Complexo de Atletismo, estão também a ser adaptadas áreas interiores como entradas de atletas, receção e bilheteiras, garantindo mobilidade plena e segura. Já no Edifício Ciprestes, que acolhe serviços técnicos do município, estão a ser executadas rampas exteriores e melhorados os acessos a instalações sanitárias.

Esta operação representa um investimento de 66.809,63 euros, integrado na candidatura da autarquia ao Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos, no âmbito da Componente 3 – Respostas Sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A iniciativa segue as Normas Técnicas de Acessibilidade definidas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto.

O projeto visa promover a inclusão e garantir o acesso universal aos serviços públicos, assegurando que todos os cidadãos, independentemente da sua condição física, possam usufruir dos equipamentos municipais com dignidade e autonomia.